Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > 16º Fórum Nacional > Assista aos vídeos exibidos pelos parceiros da Undime durante o 16º Fórum Nacional

Todas as notícias Categorias

18/08/2017Undime

Assista aos vídeos exibidos pelos parceiros da Undime durante o 16º Fórum Nacional

De 8 a 11 de agosto de 2017, a Undime realizou o 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, no Centro de Eventos de Fortaleza (CE), a partir do tema "Os desafios para o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE) na garantia do direito à educação de todos de cada um”. Ao longo dos 4 dias, os parceiros da Undime exibiram vídeos durante a programação e entre os intervalos.

Organizamos os vídeos para facilitar a visualização. Confira:

A pedido da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, o Nobel da Paz, Kailash Satyarthi, gravou uma mensagem especial às/aos dirigentes municipais de educação participantes do 16º Fórum Nacional da Undime. No vídeo, o Nobel destaca as prioridades políticas a serem cumpridas no Brasil e faz um convite para todas e todos integram a iniciativa 100 milhões por 100 milhões, coordenada no Brasil pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, com parceria temática do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) e coordenação jovem de Alanna Mangueira e Ana Julia Ribeiro.


Desde a criação do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), foram realizadas 6 edições do Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, sempre abordando temas ou estratégias de aplicação da ciência para a influência nas práticas e políticas públicas para crianças pequenas. Os eventos tiveram a característica de apresentar conceitos e experiências práticas em diversas realidades nacionais e internacionais no contexto de promoção do desenvolvimento da primeira infância (do nascimento aos 6 anos), contexto esse que vem ganhando cada vez mais espaço na agenda política brasileira.

Para a 7ª edição, a proposta é dialogar com lideranças das esferas públicas, sociais e privadas que podem influenciar e impactar as diversas ações em favor da primeira infância.


Como falar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para crianças? Para facilitar esse trabalho, professores do ensino fundamental de todo o país terão à disposição vídeos e uma publicação explicando o que são nove dos 17 objetivos. O material é uma iniciativa da Representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, em parceria com o Ministério da Educação e com o Ministério do Meio Ambiente (MMA).


A avaliação participativa da escola aos planos de educação envolvendo toda comunidade escolar é uma maneira de garantir que as experiências, as opiniões e as propostas de todos e todas sejam levadas em conta. É um jeito de fortalecer a gestão democrática e de construir uma avaliação educacional viva e com sentido, que de fato gere transformações na educação de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos de nosso país.

A iniciativa De Olho nos Planos produziu esse vídeo para explicar como esse processo pode ser realizado pelas redes de ensino e unidades escolares e ainda contribuir para as políticas públicas em Educação - em especial o monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE).

 
As inscrições para o Desafio Criativos da Escola - Edição 2017, estão abertas e podem ser realizadas até 1º de outubro. A iniciativa do Instituto Alana busca reconhecer projetos transformadores realizados por crianças e jovens de todo o país. Conheça na sequência de vídeos os 11 projetos premiados no Desafio Criativos da Escola 2016.

 

Lugar de criança e adolescente é na escola. Mas, no Brasil, 2,8 milhões de meninos e meninas estão fora das salas de aula. Conheça a Busca Ativa Escolar, a plataforma digital para identificar essas crianças e adolescentes e informar as autoridades competentes.

 

A educação que usa a conexão para a multiplicação de experiências, que usa a tecnologia para acelerar o aprendizado, que é empreendedora, inovadora e surpreendente. Assista ao vídeo da Fundação Telefônica.

Fonte: Undime

(Atualizado em 22/08/2017, às 11h01)


Parceria institucional