Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime na mídia > 15º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação > Undime elege novo presidente para os próximos dois anos

Todas as notícias Categorias

18/06/2015Undime

Undime elege novo presidente para os próximos dois anos

Alessio Costa Lima, vice-presidente da gestão anterior, assume o cargo

Nos próximos dois anos, Alessio Costa Lima, dirigente de Educação em Tabuleiro do Norte (CE), estará à frente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O gestor foi eleito em assembleia na última quinta-feira, 18, durante o 15° Fórum Nacional da entidade, e substituirá a professora Cleuza Repulho, que dirigiu a instituição nos dois últimos biênios. Como vice-presidenta, foi eleita Manuelina Martins, secretária Municipal de Educação de Costa Rica (MS).

Na cerimônia de posse, Lima agradeceu a confiança e ressaltou os desafios da nova incumbência. “Nós sabemos que o cenário atual é de escassez. A Undime vai assumir um papel de apoiar cada gestor a se organizar da melhor forma possível e trabalhar a Educação, apesar das situações adversas”, afirmou. O novo presidente também reforçou a missão de auxiliar na implementação dos Planos Municipais de Educação (PME) e apoiar a autonomia dos gestores educacionais.

Carta da Undime

No evento, o plenário aprovou a Carta da Undime, que reúne as deliberações dos dirigentes congregados durante os quatro dias de debate do Fórum. Entre os destaques do documento estão: a criação de uma base curricular comum nacional que respeite as diversidades locais e uma maior autonomia para os gestores locais na administração dos recursos da Educação.

A ex-presidente da entidade também destacou a importância de garantir o Custo Aluno- Qualidade Inicial (CAQi) sem alterações. “Nós já temos o custo da Educação, se tem alguém que sabe quanto custa uma creche é o gestor municipal”, afirmou Cleuza.

Undime

A Undime foi criada em 1986 com a finalidade de articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social. A entidade permite que as secretarias municipais de educação das 5.570 cidades brasileiras troquem experiências e, enquanto unidade, integrem-se às articulações junto a outras instâncias de poder, como as secretarias estaduais de educação e o Ministério da Educação (MEC).

A instituição promove todos os anos, desde 2000, o Fórum Nacional da Undime, que reúne todos os dirigentes municipais de ensino a cada dois anos. Além disso, a organização também promove pesquisas, reuniões, seminários e fóruns voltados à Educação Pública.

Autor: Todos pela Educação

http://zip.net/bdrvJh


Parceria institucional