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30/07/2019Undime

Publicação sobre a infraestrutura das escolas brasileiras do ensino fundamental é tema de webinário na próxima quarta (31)

A representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco) no Brasil e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realizam na próxima quarta-feira, 31 de julho, um webinário para falar sobre a infraestrutura das escolas brasileiras do ensino fundamental. A transmissão está marcada para às 16 horas (horário de Brasília). A proposta é lançar uma publicação sobre o assunto durante o webinário.

O evento, exclusivamente online, é gratuito e conta com a participação da coordenadora de Educação da Unesco no Brasil, Rebeca Otero, e da professora associada do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação (FaE/UFMG) e uma das coordenadoras da pesquisa, Maria Teresa Gonzaga Alves. A mediação será da coordenadora da Unidade de Comunicação, Informação Pública e Publicações da Unesco no Brasil, Ana Lúcia Guimarães.

O desempenho da aprendizagem dos estudantes é maior quando as escolas são seguras, confortáveis, limpas, acessíveis, convidativas e estimulantes. Escolas bem estruturadas podem causar impactos positivos no ambiente escolar e assegurar uma educação inclusiva e equitativa de qualidade, conforme recomenda o ODS 4 - Objetivo do Desenvolvimento Sustentável. Proporcionam também igualdade de condições a todos, conforme determina a Constituição Federal de 1988. O Plano Nacional de Educação (PNE - Lei n. 13.005, de 2014) estabeleceu, em sua Estratégia 7.18, que o governo brasileiro deve instituir parâmetros de qualidade para os serviços de educação básica a serem usados como referência para a infraestrutura escolar, para os recursos pedagógicos e para outros insumos relevantes.

Como a infraestrutura escolar tem sido definida e mensurada nas pesquisas quantitativas, nacionais e internacionais? Quais dimensões, indicadores e itens são considerados (recursos pedagógicos, conservação dos prédios, instalações, entorno etc.) na literatura acadêmica e técnica? Qual é a relação entre a infraestrutura e os resultados escolares?

A publicação, elaborada a partir da pesquisa sobre esse assunto, discute essas questões e, a partir da revisão da literatura especializada e dos marcos normativos, propõe um modelo analítico com indicadores múltiplos para monitorar a infraestrutura escolar e os relatórios por município e por escola. Essa abordagem permite pensar políticas com foco nos aspectos mais necessários.

Para participar do webinário é preciso realizar a inscrição pelo link https://www.eventbrite.com.br/e/webinar-sobre-infraestrutura-das-escolas-brasileiras-do-ensino-fundamental-tickets-65211069063

Fonte: Com informações da Unesco


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