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29/01/2024Undime

Confira, na íntegra, os cinco episódios da "Jornada Pedagógica: um olhar para o presente e o futuro"

As transmissões somam mais de 50 mil visualizações e estão disponíveis na galeria de vídeos do Conviva e no YoutubeAs transmissões somam mais de 50 mil visualizações 

 

 


A Undime, por meio da plataforma Conviva Educação, realizou de 22 a 26 de janeiro a primeira edição da "Jornada Pedagógica: um olhar para o presente e o futuro". O intuito, nesses cinco dias de Jornada, foi trazer à tona temas que podem ajudar professores(as), coordenadores(as) pedagógicos(as) e diretores(as) escolares a definirem as melhores estratégias para a promoção da aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes.

A íntegra das transmissões on-line estão disponíveis e concentradas na galeria de vídeos da Plataforma e no canal do Conviva Educação no Youtube e já somam mais de 50 mil visualizações. A interação dos milhares de participantes de todas as regiões do país contribuiu para que os convidados pudessem responder as dúvidas do público ainda ao vivo, o que possibilitou um diálogo direto entre palestrantes e espectadores. Além disso, quem participou em tempo real e preencheu a lista de presença recebeu uma declaração de participação.

Todos os vídeos estão disponíveis na galeria da plataforma Conviva. Confira os assuntos abordados em cada dia e aproveite para rever ou assistir pela primeira vez:

O primeiro episódio “BNC da formação continuada em sala de aula”  teve a participação de Gabriela Moriconi, pesquisadora na Fundação Carlos Chagas e Maria Regina Passos, assessora técnica da Undime. A mediação foi feita pela presidente da Undime Região Nordeste, Josevanda Franco, Dirigente Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro/SE e presidente da Undime Sergipe.

O debate tratou acerca das contribuições que a BNC da Formação Continuada promove para garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos discentes; e propôs sugestões para a implementação da BNC da formação continuada nos municípios das diferentes regiões brasileiras, de modo que chegue às salas de aula. Clique aqui para assistir

No segundo episódio da Jornada, o tema em questão foi: Alfabetização, Letramento e Multiletramentos. A transmissão contou com a participação da pesquisadora em desenvolvimento humano, Elvira Souza Lima; e Josiane Toledo Ferreira Silva, supervisora de Entrega de Resultados de Avaliação Educacional do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A mediação foi da presidente da Undime Paraná e coordenadora do Grupo de Trabalho de Alfabetização da Undime, Marcia Baldini, Dirigente Municipal de Educação de Cascavel/PR.

Durante a transmissão, as convidadas aboraram sobre como assegurar a alfabetização nos dois primeiros anos da Educação Básica, quais os desafios atuais e as possibilidades de superá-los e quais processos formativos poderiam subsidiar os professores alfabetizadores, de modo que repercutam nas práticas em sala de aula. Clique aqui para assistir

O terceiro episódio foi  momento de falar sobre “Educação integral em sala de aula”. O episódio  teve a mediação da vice-presidente da Undime Ceará, Luiza Aurélia Teixeira, Dirigente Municipal de Educação de Crateús/CE e participação de Raquel Franzim, coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral do Ministério da Educação; e de Carlos Wagner Costa Araújo, doutor em Educação Científica Universidade Federal do Rio Grande do Sul, assessor do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

No debate, os convidados dialogaram sobre as mudanças necessárias para que, de fato, se exerça a educação integral e como a escola precisa se organizar para assegurar que os estudantes sejam formados integralmente. Clique aqui para assistir

O penúltimo episódio da Jornada tratou da “Implementação da Lei Nº 10.639 em sala de aula”, com a participação da orientadora educacional e doutoranda em educação, Luciana Alves. A mediação foi da professora Clélia Mara Santos, Dirigente Municipal de Educação de Araraquara/SP e representante da Undime na Comissão Nacional para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Cadara), do Ministério da Educação (MEC).

A conversa levantou questões acerca dos processos formativos que precisam ser assegurados para subsidiar as práticas dos professores da Educação Básica na garantia da implementação da Lei 10.639, o que a escola deve fazer para assegurar o cumprimento da Lei em sala de aula e o que ainda precisa ser feito para que a educação antirracista possa, de fato, refletir na sociedade, partindo das escolas. Clique aqui para assistir

O quinto e último episódio teve o tema “Conviver na escola: um olhar para a competência socioemocional”. O encontro contou a participação da formadora e gestora em Programas de Desenvolvimento socioemocional, Edna Borges; da assessora técnica da Undime, Maria Regina Passos; e medicação da presidente da Undime Maranhão e Dirigente Municipal de Educação de Açailândia/MA, Karla Nascimento.

Juntas, as convidadas debateram sobre como as competências socioemocionais contribuem para a escuta, vida coletiva e interação social, e como o professor pode planejar aulas, considerando as competências socioemocionais, de modo a assegurar a aprendizagem e o desenvolvimento de cada estudante. Clique aqui para assistir

Fonte: Conviva Educação


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