Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime participa da 2ª reunião ordinária de 2019 do Consed

Todas as notícias Categorias

28/06/2019Undime

Undime participa da 2ª reunião ordinária de 2019 do Consed

(Foto: Consed)

Encontro aconteceu em João Pessoa/PB

A professora Aguifaneide Lira Dantas Gondim, presidente da Undime Paraíba e Dirigente Municipal de Educação de Frei Martinho (PB), participou nesta quarta-feira (26), da segunda reunião ordinária de 2019 do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O encontro aconteceu em João Pessoa, na Paraíba, e terminou nesta quinta-feira (27).

Entre os principais assuntos da pauta estavam o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o planejamento estratégico da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC).

Após a abertura, o evento começou com a apresentação do Programa Ciência na Escola, realizada pela diretora do Departamento de Infraestrutura de Pesquisa e Políticas de Formação e Educação em Ciências do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Maria Zaira.

O programa, lançado pelo Ministério da Educação em parceria com o MCTIC, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), visa aprimorar a qualidade do ensino de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio das escolas públicas brasileiras. O objetivo é estimular os alunos para as carreiras científicas, qualificar professores para o ensino por investigação científica e fortalecer a interação entre instituições de educação superior e escolas de ensino fundamental e médio.

A utilização da comunicação como instrumento estratégico de gestão também esteve em pauta. O secretário de Educação de Sergipe, Josué Modesto, falou sobre a experiência no seu estado e, para isso, contou com a participação da assessora de Comunicação da Educação de Sergipe, Gleice Queiroz. Gleice detalhou o projeto desenvolvido pela equipe no Estado, o “Ascom Itinerante” e disse que o objetivo é articular a comunicação com a escola, secretaria e imprensa para melhorar o diálogo com a equipe escolar. A ideia é ajudar professores e gestores a receber a imprensa na escola e promover matérias positivas. “A gente precisa defender através da comunicação a imagem da escola pública”, falou a assessora.

Outro destaque da reunião foi a discussão das propostas do Consed para a reestruturação do Fundeb.

Planejamento SEB

O Secretário de Educação Básica do MEC, Janio Macedo, apresentou o planejamento estratégico da secretaria para os próximos anos. Nas últimas semanas, o Consed e a Undime participaram desse planejamento em reuniões com as diretorias da Educação Básica.

Segundo Janio, até o final de 2019 será realizado o levantamento das necessidades da educação básica em todas as modalidades de ensino e desenvolvidas propostas para a resolução em 2020. Dentre as sugestões apresentadas por ele, está a manutenção do Proinfância, a implementação do novo Ensino Médio com foco no itinerário de ensino técnico e profissional, a revisão do Programa Mais Educação e o apoio à implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Fonte: Consed com adaptações


Parceria institucional