27/01/2020Undime
Os professores interessados em compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) já podem se inscrever para elaboração e revisão de itens dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e médio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente pelo Sistema BNI, até as 12h do dia 7 de fevereiro.
O BNI visa armazenar itens com qualidade técnica para a montagem das provas aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), incluindo o Saeb. Para o desenvolvimento das avaliações, são necessários itens que irão compor os instrumentos avaliativos. Portanto, a atualização do corpo de elaboradores e revisores que compõe o BNI é fundamental para produção de itens e manutenção da qualidade dos instrumentos.
Os editais publicados no Diário Oficial da União, de 6 de janeiro de 2020, trazem os perfis dos profissionais que podem efetuar a inscrição.
Confira o cronograma:
ATIVIDADES | PERÍODO |
Cadastramento dos colaboradores | Até 7 de fevereiro |
Análise dos documentos | 45 dias após fechamento do cadastramento |
Divulgação preliminar dos resultados | Após análise dos documentos |
Período de interposição de recursos | Até 5 dias após divulgação preliminar dos resultados |
Análise dos documentos | Até 7 dias após o fim do período de interposição |
Divulgação final dos classificados | Após análise dos documentos dos recursos |
Para se inscrever, o docente precisa cumprir os seguintes requisitos:
BNI – O Banco Nacional de Itens foi criado pelo Inep para fornecer insumos para as diversas avaliações que desenvolve, assegurando acesso a itens de qualidade, elaborados e revisados para cada instrumento de medição, seja prova ou questionário. O Inep realiza chamadas públicas para a construção de uma rede de colaboradores interessados em elaborar e revisar itens, constituindo o Banco de Colaboradores do BNI para cada avaliação ou exame em desenvolvimento.
Saeb – O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.
Fonte: Inep/ Foto: Saeb
Os professores interessados em compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) já podem se inscrever para elaboração e revisão de itens dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e médio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente pelo Sistema BNI, até as 12h do dia 7 de fevereiro. O BNI visa armazenar itens com qualidade técnica para a montagem das provas aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), incluindo o Saeb. Para o desenvolvimento das avaliações, são necessários itens que irão compor os instrumentos avaliativos. Portanto, a atualização do corpo de elaboradores e revisores que compõe o BNI é fundamental para produção de itens e manutenção da qualidade dos instrumentos. Os editais publicados no Diário Oficial da União, de 6 de janeiro de 2020, trazem os perfis dos profissionais que podem efetuar a inscrição. Confira o cronograma: ATIVIDADES PERÍODO Cadastramento dos colaboradores Até 7 de fevereiro Análise dos documentos 45 dias após fechamento do cadastramento Divulgação preliminar dos resultados Após análise dos documentos Período de interposição de recursos Até 5 dias após divulgação preliminar dos resultados Análise dos documentos Até 7 dias após o fim do período de interposição Divulgação final dos classificados Após análise dos documentos dos recursos Para se inscrever, o docente precisa cumprir os seguintes requisitos: possuir os requisitos mínimos descritos nos Anexos I e II do edital; possuir a formação de acordo com o perfil de interesse; disponibilidade e aptidão para revisão técnico-pedagógica e elaboração de itens; conhecimentos de informática suficientes para acessar, editar e realizar serviços em plataformas na internet; não ser do quadro de servidores efetivos ou comissionados do MEC, da Capes, do Inep, do FNDE, do CNPq e da Finep, ou neles em exercício; não ter sido afastado do quadro de colaboradores do BNI por qualquer razão prevista em editais anteriores ou por razões de desempenho ou por atitudes julgadas inadequadas. BNI – O Banco Nacional de Itens foi criado pelo Inep para fornecer insumos para as diversas avaliações que desenvolve, assegurando acesso a itens de qualidade, elaborados e revisados para cada instrumento de medição, seja prova ou questionário. O Inep realiza chamadas públicas para a construção de uma rede de colaboradores interessados em elaborar e revisar itens, constituindo o Banco de Colaboradores do BNI para cada avaliação ou exame em desenvolvimento. Saeb – O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. Confira os editais Acesse o Sistema BNI Fonte: Inep/ Foto: Saeb https://bit.ly/3aJakWF