Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Undime realiza Websérie sobre Alfabetização

Todas as notícias Categorias

26/01/2023Undime

Undime realiza Websérie sobre Alfabetização

Serão quatro encontros, ao vivo, pela Plataforma Conviva Educação

 

A alfabetização de estudantes será tema de uma série de encontros on-line que serão realizados pela Undime, por meio da plataforma Conviva Educação, em parceria com o Instituto Natura.

A Websérie Alfabetização terá início na segunda-feira, dia 6 de fevereiro, e encerramento na quinta-feira, dia 9. A transmissão ao vivo será sempre às 16h (horário de Brasília) pelo Conviva e no canal da plataforma no Youtube. Ao longo dos quatro dias de formação, especialistas da área e representantes da Undime abordarão os temas: Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental; Alfabetização e Currículo; Alfabetização e Neurociência; e Escolhas pedagógicas no processo de alfabetização.

Para o presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, a alfabetização é uma fase fundamental de construção de alicerces para a continuidade da escolarização na vida dos estudantes. “Nós temos milhões de crianças em fase de alfabetização nas escolas públicas do nosso país. A nossa responsabilidade com o futuro dessas crianças é muito grande e a Undime, com essa Websérie que terá a participação de especialistas renomados da educação nacional, pretende proporcionar aos educadores e educadoras, importantes momentos de reflexão, que contribuam para a melhoria da aprendizagem”, explica.   

No tema Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tratado no dia 6 de fevereiro, serão abordados aspectos como: o que a organização curricular da Educação Infantil difere do ensino fundamental anos iniciais?; qual a relação da Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental para o processo de alfabetização?; quais os impactos dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil no processo de alfabetização no Ensino Fundamental anos iniciais?

Dia 7 de fevereiro será a vez de falar de Alfabetização e Currículo. Os especialistas serão convidados a refletir sobre como deve ser assegurada a alfabetização nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, anos iniciais; as estratégias a serem usadas com os alunos que não foram plenamente alfabetizados até o 3º ano do Ensino Fundamental; e como garantir a formação continuada aos professores alfabetizadores em exercício.

No episódio Alfabetização e Neurociência, transmitido dia 8 de fevereiro, serão faladas das principais descobertas do cérebro e o impacto na alfabetização, o que a pedagogia fazia e deixou de fazer que contribui para a alfabetização e das estratégias de leitura e escrita e em qual tempo usá-las.

O último encontro da Websérie vai debater as Escolhas pedagógicas no processo de alfabetização, no dia 9 de fevereiro, com foco no papel dos materiais didáticos no processo de alfabetização; nas condições essenciais para o processo de alfabetização e nas possíveis contribuições que podem ser asseguradas pelo regime de colaboração vertical e horizontal.

A transmissão é aberta ao público sempre às 16h (horário de Brasília) na plataforma Conviva Educação. Link para assistir https://convivaeducacao.org.br/videoconferencia

 

Fonte: Undime

 


Parceria institucional