Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Reta final: projetos de estudantes podem ser inscritos até 30 de junho no prêmio nacional Desafio Criativos da Escola

Todas as notícias Categorias

25/06/2019Undime

Reta final: projetos de estudantes podem ser inscritos até 30 de junho no prêmio nacional Desafio Criativos da Escola

Os sete grupos que serão selecionados vão enviar representantes a Roma, na Itália. A imersão terá como foco os ODS e contará com lideranças globais como o Papa Francisco

A uma semana do fim das inscrições, o Desafio Criativos da Escola 2019, realizado pelo programa Criativos da Escola, do Instituto Alana, tem recebido histórias de transformação feitas por crianças e jovens de todo o Brasil. A 5ª edição do Desafio reconhecerá sete ações que promovam histórias de mudanças e tragam soluções para questões que afetam suas escolas, comunidades ou mesmo municípios onde moram.

Como parte da premiação, além de receberem prêmios em dinheiro, três estudantes e um educador de cada grupo selecionado viverão uma imersão cultural na Itália, acompanhados da equipe do Criativos - que arcará com todos os custos da viagem. Criatividade, empatia, protagonismo e trabalho em equipe serão alguns dos critérios de avaliação dos projetos, que podem ser enviados tanto por professores quanto por estudantes do Ensino Fundamental ou Médio, até o dia 30 de junho.

Na capital, Roma, os grupos farão intercâmbio com mais de três mil estudantes de diferentes partes do mundo que também tenham implementado soluções transformadoras em suas realidades na defesa dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. As crianças e jovens participarão da Conferência Global "Eu Posso", com a presença do Papa Francisco, de artistas e demais lideranças mundiais. Também viverão uma imersão em escolas locais com adolescentes italianos que participam do movimento global Design For Change – o qual deu origem, no Brasil, ao Criativos da Escola - criado pela educadora e designer indiana Kiran Bir Sethi.

"Desde a primeira edição do Desafio, já somamos mais de 4.500 projetos realizados por milhares de crianças e jovens de todo o país! Em 2018, por exemplo, a premiação recebeu 1.654 projetos de todos os estados brasileiros. E são ações que transformam desde questões relacionadas à sustentabilidade até iniciativas que tratam sobre economia, história local, cultura, arte, inovação pedagógica e combate a bullying e preconceitos, por exemplo. Neste ano, estamos ampliando ainda mais este movimento, levando para o mundo estes projetos incríveis. E ainda dá tempo de inscrever suas iniciativas!", convida Gabriel Salgado, coordenador do programa Criativos da Escola.

Para auxiliar os educadores interessados em inscrever experiências de transformação protagonizadas por seus alunos, o Criativos da Escola disponibiliza um material de apoio, além de textos, vídeos e reflexões que podem contribuir com sua prática dentro e fora da sala de aula. Já para os estudantes, há o jogo de cartas "A Missão", um baralho transformador que tem como propósito estimulá-los, de maneira autônoma, a ultrapassar desafios para a melhoria de suas realidades. Outra fonte de inspiração são os programas do canal do Criativos da Escola no YouTube. No programa "Lu de Lupa", por exemplo, a jovem Luiza Geiling propõe um bate-papo leve, divertido, ágil e cheio de questionamentos.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Alana


Parceria institucional