Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime Piauí inicia nova gestão

Todas as notícias Categorias

23/05/2023Undime

Undime Piauí inicia nova gestão

Dirigente Municipal de Educação de Francinopólis/ PI, Eliane Morais, foi eleita presidente da seccional piauiense

 

A Undime, seccional Piauí, elegeu nesta segunda-feira (22), a sua nova diretoria executiva para o biênio 2023-2025, durante a realização do Fórum Estadual Ordinário, que teve como tema “Construindo a Gestão para a Educação Municipal que Garanta Equidade, Qualidade e Formação Cidadã”. O evento é realizado até esta terça-feira (23), na capital Teresina.

A Dirigente Municipal de Educação de Francinopólis/ PI, Eliane Rodrigues de Morais, foi eleita presidente da seccional piauiense. A vice-presidência ficou com Erica Graziela Benicio de Melo, Dirigente Municipal de Educação de Domingos Mourão/ PI.

O XVI Fórum Ordinário da Undime Piauí reuniu grandes nomes brasileiros da área educacional. A solenidade de abertura teve a participação, entre outras autoridades, da secretária executiva da Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela; do vice-presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/ CE; do Secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira; do auditor fiscal do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Gilson Soares e do presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), o prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa Silva. O evento também teve a participação da coordenadora institucional da Undime, Maria Edineide de Almeida Batista, autoridades locais, nacionais e representantes da Undime de vários estados.

Izolda Cela representou o governo federal e pontuou as pautas prioritárias da atual gestão nacional na educação pública, como o ensino em tempo integral. “Essa é uma das políticas de cooperação que nós, do Ministério da Educação, começaremos as tratativas para as regras e a parceria com estados e municípios, tendo um leque de abertura para o plano das redes”, explica.

O secretário de educação do Piauí, Washington Bandeira, parabenizou a Undime e reforçou a necessidade de trabalhar com uma educação equalitária, tema central do Fórum Estadual. “Quero parabenizar a Undime por esse evento grandioso. Que possamos fortalecer a presença equitativa dos jovens nas nossas escolas”, ressalta.

Para dar início à programação do evento, a primeira palestra do dia foi ministrada pelo vice-presidente nacional da Undime, professor Alessio Costa Lima, que tratou do tema "Financiamento da Educação Pública: o Novo Fundeb e o processo de monitoramento e avaliação dos indicadores educacionais na Gestão da Rede Municipal (VAAR, VAAF e VAAT)".

De acordo com Alessio, é preciso que gestores da educação nos municípios se apropriem sobre como são calculados os indicadores e que saibam trabalhar com suas equipes para atingirem a qualidade, equidade e oferecerem uma formação cidadã.  “A complementação VAAR (Valor Aluno Ano por Resultados), incentiva municípios que apresentam bons resultados educacionais e que estão promovendo a redução da desigualdade educacional tanto do ponto de vista racial, quanto do socioeconômico. É preciso que os gestores se apropriem de como são calculados esses indicadores e, mais do que isso, que saibam trabalhar com suas equipes a fim de que contribuiam para que o município reduza, de fato, essas discrepâncias e desiguldades que existem no sistema educacional. É muito importante que as nossas escolas sejam inclusivas e de qualidade para todos, e que todos aprendam. Só assim o município vai estar habilitado para receber os recusros do VAAR", completa. 

Ao longo dos dois dias de evento, os dirigentes municipais de educação e as equipes técnicas puderam receber atendimento presencial do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), participar de palestras sobre avaliação da aprendizagem e política pedagógica da gestão escolar; Plano de Ações Articuladas (PAR); alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual; os desafios dos anos finais do Ensino Fundamental, entre outros.

O Fórum reuniu mais de 250 participantes e teve como público-alvo dirigentes municipais e técnicos das Secretarias Municipais de Educação e debateu, durante os dois dias, temáticas atuais relacionados à educação pública municipal no estado do Piauí. Na ocasião, além da Diretoria Executiva, também foram eleitos o Conselho Fiscal, Conselho Nacional de Representantes e Delegados para a gestão 2023-2025.

 

Fonte: Undime (com informações da seccional Piauí)
Fotos: Undime/ PI


Parceria institucional