21/07/2025Undime
Lista com 734 selecionados foi divulgada pelo Ministério da Educação na sexta-feira (18). Indicados farão parte de diferentes ações, como mapa de experiências, rede de trocas e caderno de narrativas
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), publicou, na sexta-feira, 18 de julho, o resultado preliminar da seleção de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral. A relação, com 734 projetos destacados, pode ser acessada na página da seleção.
No resultado preliminar, foram selecionados 25 estados e 709 municípios, sendo 14 capitais. Todas as iniciativas farão parte do mapa de experiências, publicação que destacará projetos e práticas inspiradoras, cujo lançamento está previsto para o mês de outubro.
Além das redes de ensino selecionadas para o mapa, 25 redes terão suas experiências sistematizadas em um caderno de narrativas, que será publicado em dezembro; 75 secretarias participarão da rede de trocas, que vai de março a novembro de 2026; e 125 apresentarão suas práticas na Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral, que ocorrerá nos dias 1º e 2 de outubro, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.
Conforme o Edital nº 2/2025, que rege a seleção, as secretarias não selecionadas poderão encaminhar recursos, conforme as orientações a seguir:
A interposição de recurso deverá ser formalizada por meio de texto assinado pela autoridade máxima da secretaria de educação proponente, com no máximo três páginas, digitado em fonte tamanho 12, com espaçamento simples.
O recurso deve ser enviado por e-mail, em formato PDF, para o endereço: editalescolaemtempointegral@mec.gov.br, contendo a apresentação dos argumentos que justifiquem uma nova análise da experiência inscrita.
Atenção: para fins de análise, não serão considerados novos documentos ou materiais adicionais (como relatos, publicações, entre outros).
O prazo final para envio dos recursos é 22 de julho de 2025, às 23h59.
Os recursos serão analisados pela Comissão Avaliadora do Edital, e o resultado final será divulgado no dia 28 de julho de 2025, na página da seleção de experiências inspiradoras.
Edital – Realizado em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, por meio do grupo Territórios, Educação Integral e Cidadania (Teia), o edital é uma iniciativa do Programa Escola em Tempo Integral e tem como objetivo identificar, mapear e divulgar experiências inspiradoras de gestão pública e de projetos pedagógicos de educação integral em tempo integral.
Escola em Tempo Integral – O programa fomenta a criação de matrículas em tempo integral (igual ou superior a 7h diárias ou 35h semanais) em todas as etapas e as modalidades da educação básica. Essa medida proporciona a ampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integral e a priorização das escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. O governo federal fornece assistência técnica e financeira considerando propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Fonte: MEC
Lista com 734 selecionados foi divulgada pelo Ministério da Educação na sexta-feira (18). Indicados farão parte de diferentes ações, como mapa de experiências, rede de trocas e caderno de narrativas O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), publicou, na sexta-feira, 18 de julho, o resultado preliminar da seleção de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral. A relação, com 734 projetos destacados, pode ser acessada na página da seleção. No resultado preliminar, foram selecionados 25 estados e 709 municípios, sendo 14 capitais. Todas as iniciativas farão parte do mapa de experiências, publicação que destacará projetos e práticas inspiradoras, cujo lançamento está previsto para o mês de outubro. Além das redes de ensino selecionadas para o mapa, 25 redes terão suas experiências sistematizadas em um caderno de narrativas, que será publicado em dezembro; 75 secretarias participarão da rede de trocas, que vai de março a novembro de 2026; e 125 apresentarão suas práticas na Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral, que ocorrerá nos dias 1º e 2 de outubro, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Conforme o Edital nº 2/2025, que rege a seleção, as secretarias não selecionadas poderão encaminhar recursos, conforme as orientações a seguir: A interposição de recurso deverá ser formalizada por meio de texto assinado pela autoridade máxima da secretaria de educação proponente, com no máximo três páginas, digitado em fonte tamanho 12, com espaçamento simples. O recurso deve ser enviado por e-mail, em formato PDF, para o endereço: editalescolaemtempointegral@mec.gov.br, contendo a apresentação dos argumentos que justifiquem uma nova análise da experiência inscrita. Atenção: para fins de análise, não serão considerados novos documentos ou materiais adicionais (como relatos, publicações, entre outros). O prazo final para envio dos recursos é 22 de julho de 2025, às 23h59. Os recursos serão analisados pela Comissão Avaliadora do Edital, e o resultado final será divulgado no dia 28 de julho de 2025, na página da seleção de experiências inspiradoras. Edital – Realizado em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, por meio do grupo Territórios, Educação Integral e Cidadania (Teia), o edital é uma iniciativa do Programa Escola em Tempo Integral e tem como objetivo identificar, mapear e divulgar experiências inspiradoras de gestão pública e de projetos pedagógicos de educação integral em tempo integral. Escola em Tempo Integral – O programa fomenta a criação de matrículas em tempo integral (igual ou superior a 7h diárias ou 35h semanais) em todas as etapas e as modalidades da educação básica. Essa medida proporciona a ampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integral e a priorização das escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. O governo federal fornece assistência técnica e financeira considerando propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Fonte: MEC https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2025/julho/publicado-resultado-preliminar-de-experiencias-inspiradoras