19/05/2025Undime
Evento aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de maio, em Luziânia/GO
A Undime Goiás realizou o XIII Fórum Estadual Ordinário da Seccional, nos dias 14, 15 e 16 de maio, em Luziânia/GO, município distante cerca de 190 quilômetros da capital Goiânia. O evento teve como tema "Qualidade, equidade e os novos desafios para o decênio" e reuniu 400 participantes.
Na oportunidade, houve eleição da nova diretoria da Undime Goiás para o biênio 2025-2027. Anderlúcia de Castro Ferreira, Dirigente Municipal de Educação de Anicuns/GO, foi eleita presidente e vai comandar a seccional junto a Miguel Rodrigues Ribeiro, Dirigente Municipal de Educação de Rio Verde/GO, que assume a vice-presidência da Undime Goiás.
Para a presidente eleita, as expectativas são grandes. "As responsabilidades também são muito grandes para este próximo biênio, tendo em vista que a Undime vem em um momento de muita ascensão dentro do estado de Goiás. Então, a expectativa é manter esse crescimento, manter esse ritmo, alcançar o maior número de municípios filiados possível durante esses próximos dois anos e fazer com que a instituição seja conhecida em todo o território goiano", disse Anderlúcia.
O presidente nacional da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, Alessio Costa Lima, esteve presente no Fórum e participou da cerimônia de abertura, realizada no dia 14. Logo na sequência, Alessio ministrou a palestra "Financiamento da educação e o planejamento das redes para uma boa gestão", na qual ressaltou que planejar envolve questões como: realização de diagnóstico; estabelecimento de objetivos, metas e estratégias; elaboração de projetos, programas e políticas; monitoramento e avaliação da implementação das propostas. Tudo isso, segundo ele, visando garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem de todos os estudantes da rede ou do sistema de ensino.
Para além disso, fez uma apresentação sobre as fontes de financiamento e novo o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), bem como as complementações VAAF, VAAT e VAAR.
A programação do Fórum pautou ainda discussões sobre "A informática na BNCC: Planejamento e adequação das redes um ano após o parecer do Conselho Nacional de Educação"; "Planos Municipais de Educação e o Planejamento da nova década"; "Novo PAR e as perspectivas de financiamento da educação brasileira"; a estratégia Busca Ativa Escolar; apresentação do resultado de fluência e ICMS Educação; e o programa Aprender Valor, do Banco Central.
Fonte: Undime
Fotos: Undime/GO
Evento aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de maio, em Luziânia/GO A Undime Goiás realizou o XIII Fórum Estadual Ordinário da Seccional, nos dias 14, 15 e 16 de maio, em Luziânia/GO, município distante cerca de 190 quilômetros da capital Goiânia. O evento teve como tema "Qualidade, equidade e os novos desafios para o decênio" e reuniu 400 participantes. Na oportunidade, houve eleição da nova diretoria da Undime Goiás para o biênio 2025-2027. Anderlúcia de Castro Ferreira, Dirigente Municipal de Educação de Anicuns/GO, foi eleita presidente e vai comandar a seccional junto a Miguel Rodrigues Ribeiro, Dirigente Municipal de Educação de Rio Verde/GO, que assume a vice-presidência da Undime Goiás. Para a presidente eleita, as expectativas são grandes. "As responsabilidades também são muito grandes para este próximo biênio, tendo em vista que a Undime vem em um momento de muita ascensão dentro do estado de Goiás. Então, a expectativa é manter esse crescimento, manter esse ritmo, alcançar o maior número de municípios filiados possível durante esses próximos dois anos e fazer com que a instituição seja conhecida em todo o território goiano", disse Anderlúcia. O presidente nacional da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, Alessio Costa Lima, esteve presente no Fórum e participou da cerimônia de abertura, realizada no dia 14. Logo na sequência, Alessio ministrou a palestra "Financiamento da educação e o planejamento das redes para uma boa gestão", na qual ressaltou que planejar envolve questões como: realização de diagnóstico; estabelecimento de objetivos, metas e estratégias; elaboração de projetos, programas e políticas; monitoramento e avaliação da implementação das propostas. Tudo isso, segundo ele, visando garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem de todos os estudantes da rede ou do sistema de ensino. Para além disso, fez uma apresentação sobre as fontes de financiamento e novo o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), bem como as complementações VAAF, VAAT e VAAR. A programação do Fórum pautou ainda discussões sobre "A informática na BNCC: Planejamento e adequação das redes um ano após o parecer do Conselho Nacional de Educação"; "Planos Municipais de Educação e o Planejamento da nova década"; "Novo PAR e as perspectivas de financiamento da educação brasileira"; a estratégia Busca Ativa Escolar; apresentação do resultado de fluência e ICMS Educação; e o programa Aprender Valor, do Banco Central. Fonte: UndimeFotos: Undime/GO