Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Encontro anual educação já 2023 faz chamado por novo senso de urgência para a educação básica pública brasileira

Todas as notícias Categorias

18/04/2023Undime

Encontro anual educação já 2023 faz chamado por novo senso de urgência para a educação básica pública brasileira

Evento aconteceu na última terça-feira (18)

 

Nesta terça-feira (18),  lideranças políticas, cívicas e educacionais se reuniram em Brasília, atendendo a um chamado do Todos Pela Educação para um novo senso de urgência para a Educação Básica pública do país. O Encontro Anual Educação Já 2023 discutiu temas estruturais da educação – como alfabetização, educação antirracista e inclusiva e Novo Ensino Médio – além de contar com momentos específicos para tratar da questão emergencial da violência extrema nas escolas. Entre os participantes, um público diverso: representantes da comunidade escolar de todo o Brasil, gestores públicos, acadêmicos, organizações da sociedade civil, grupos identitários, além de lideranças do governo federal, do Congresso Nacional e de governos estaduais e municipais.


No evento, a Undime foi representada pelo presidente da Undime/PE, Natanael José da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Belém de Maria/PE. Também participaram: o presidente da Undime/BA, Anderson Santos, Dirigente de Educação de Aratuípe/BA; a coordenadora institucional da Undime, Maria Edineide de Almeida Batista; e o ex-presidente da Undime/BA, Raimundo Pereira, vice-prefeito de Itaparica/BA.

O objetivo central do Encontro Anual é avançar a ideia de que, a despeito das inúmeras adversidades, antigas e novas, o momento atual no Brasil traz uma chance única para o país colocar de pé um próximo capítulo da Educação Básica, com visão de longo prazo e focado na educação de qualidade para todos.

“Temos hoje um Governo Federal que evoca prioridade à Educação Básica com foco nas temáticas que de fato importam. Temos diversos governadores e governadoras fortemente comprometidos com a agenda. Temos um Congresso Nacional com uma bancada da educação forte, plural e aguerrida, e temos uma sociedade civil organizada e atuante. Qualidade educacional para poucos, que é o que existe hoje, não é qualidade. Agora é a hora de darmos um grande impulso rumo à qualidade educacional para todos.”, afirma Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação.

Fonte: Todos pela Educação com adaptações


Parceria institucional