19/02/2025Undime
Documento fornece orientações para todas as equipes engajadas na estratégia, especialmente porque as violações de direitos e violências contra crianças e adolescentes fazem parte de um problema que somente será resolvido por meio de um trabalho coletivo, articulado e dialogado
A experiência da Busca Ativa Escolar (BAE) mostra que são múltiplos os fatores que podem determinar uma situação de exclusão e de abandono escolar e que eles não estão isolados. Além das condições socioeconômicas, territoriais, familiares, ocorrem violações de direitos e violências que impactam a vida de meninas e meninos desde o início da vida. Diante dessa realidade, a estratégia BAE tem centrado esforços a fim de que municípios e estados ampliem a identificação e o atendimento a meninas e meninos que estão fora da escola ou em risco de abandono por motivos relacionados às violências.
Por isso, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em parceria com a organização da sociedade civil Avante - Educação e Mobilização Social, elaboraram o caderno “Exclusão escolar e violências contra crianças e adolescentes: como agir a partir da estratégia Busca Ativa Escolar”, que disponibiliza informações, recomendações e orientações para fortalecer a abordagem das situações de violência no contexto da estratégia.
Baixe o caderno Exclusão escolar e violências contra crianças e adolescentes: como agir a partir da estratégia Busca Ativa Escolar
Voltado aos Comitês Gestores da Busca Ativa Escolar dos municípios e estados, o documento fornece orientações para todas as equipes engajadas na estratégia, especialmente porque as violações de direitos e violências contra crianças e adolescentes fazem parte de um problema que somente será resolvido por meio de um trabalho coletivo, articulado e dialogado. O envolvimento de profissionais, instituições e autoridades atuantes em diferentes áreas da rede de promoção e de proteção dos direitos da criança e do (a) adolescente possibilita o trabalho interdisciplinar e intersetorial necessário para a mudança social que se requer.
A publicação foi apresentada em primeira mão, no final de 2024, no encontro com coordenadores(as) operacionais da BAE nos estados e coordenadores(as) institucionais da Undime, em Brasília. De acordo com o UNICEF, esse é o primeiro de uma série de cadernos que aprofundarão a relação da exclusão escolar com diferentes situações de violência e violação de direitos contra crianças e adolescentes. Eles irão ajudar a melhor caracterizar, identificar e conduzir os casos de exclusão e abandono escolar relacionados às violências, organizando os fluxos de atendimento por meio das políticas públicas existentes.
Fonte: Busca Ativa Escolar
Documento fornece orientações para todas as equipes engajadas na estratégia, especialmente porque as violações de direitos e violências contra crianças e adolescentes fazem parte de um problema que somente será resolvido por meio de um trabalho coletivo, articulado e dialogado A experiência da Busca Ativa Escolar (BAE) mostra que são múltiplos os fatores que podem determinar uma situação de exclusão e de abandono escolar e que eles não estão isolados. Além das condições socioeconômicas, territoriais, familiares, ocorrem violações de direitos e violências que impactam a vida de meninas e meninos desde o início da vida. Diante dessa realidade, a estratégia BAE tem centrado esforços a fim de que municípios e estados ampliem a identificação e o atendimento a meninas e meninos que estão fora da escola ou em risco de abandono por motivos relacionados às violências. Por isso, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em parceria com a organização da sociedade civil Avante - Educação e Mobilização Social, elaboraram o caderno “Exclusão escolar e violências contra crianças e adolescentes: como agir a partir da estratégia Busca Ativa Escolar”, que disponibiliza informações, recomendações e orientações para fortalecer a abordagem das situações de violência no contexto da estratégia. Baixe o caderno Exclusão escolar e violências contra crianças e adolescentes: como agir a partir da estratégia Busca Ativa Escolar Voltado aos Comitês Gestores da Busca Ativa Escolar dos municípios e estados, o documento fornece orientações para todas as equipes engajadas na estratégia, especialmente porque as violações de direitos e violências contra crianças e adolescentes fazem parte de um problema que somente será resolvido por meio de um trabalho coletivo, articulado e dialogado. O envolvimento de profissionais, instituições e autoridades atuantes em diferentes áreas da rede de promoção e de proteção dos direitos da criança e do (a) adolescente possibilita o trabalho interdisciplinar e intersetorial necessário para a mudança social que se requer. A publicação foi apresentada em primeira mão, no final de 2024, no encontro com coordenadores(as) operacionais da BAE nos estados e coordenadores(as) institucionais da Undime, em Brasília. De acordo com o UNICEF, esse é o primeiro de uma série de cadernos que aprofundarão a relação da exclusão escolar com diferentes situações de violência e violação de direitos contra crianças e adolescentes. Eles irão ajudar a melhor caracterizar, identificar e conduzir os casos de exclusão e abandono escolar relacionados às violências, organizando os fluxos de atendimento por meio das políticas públicas existentes. Fonte: Busca Ativa Escolar https://buscaativaescolar.org.br/noticia/o-que-a-equipe-da-busca-ativa-escolar-nos-estados-e-municipios-pode-fazer-por-criancas-e-adolescentes-em-situacao-de-violencia