Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Último dia do 9º Fórum Nacional aborda Busca Ativa Escolar e Conviva Educação

Todas as notícias Categorias

19/08/2022Undime

Último dia do 9º Fórum Nacional aborda Busca Ativa Escolar e Conviva Educação

Plataformas de gestão da Undime e parceiros abriram a programação na sexta-feira (19)

A estratégia Busca Ativa Escolar e a plataforma Conviva Educação foram assuntos do último dia do 9º Fórum Nacional Extraordinário da Undime. A mesa redonda Plataformas de gestão da Undime e parceiros: Busca Ativa Escolar e Conviva Educação, realizada na manhã desta sexta-feira (19), foi composta pelo presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/ SP; Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social; e Júlia Ribeiro, oficinal de Educação do UNICEF no Brasil.

Durante o debate, Júlia Ribeiro destacou que o trabalho intersetorial é essencial para a implementação da estratégia Busca Ativa Escolar. “A parceria entre a Educação, Saúde e Assistência Social, que trabalham de forma colaborativa e conjunta para endereçar as questões que impedem que meninos e meninas estejam na escola, é fundamental para enfrentar as causas de exclusão e fortalecer a rede de proteção”.

Júlia aproveitou para fazer o lançamento do novo guia Busca Ativa Escolar e o Trabalho em Rede. “A publicação traz a perspectiva de fortalecer o trabalho em rede articulado no território, e mostrar como as diferentes áreas, a partir das suas responsabilidades, rotinas, competências e atribuições, podem trabalhar de forma articulada para garantir o direito de cada menino e cada menina, que é tão fundamental”.

O guia está disponível na Biblioteca da Busca Ativa Escolar. Acesse aqui.

Angela Dannemann apresentou a plataforma Conviva Educação e também ressaltou o trabalho intersetorial para a gestão da educação. “A plataforma foi desenvolvida para ajudar na gestão, e o trabalho de convivência e colaboração é o que vai levar à união necessária na educação. Se não houver aliança intersetorial com o terceiro setor e organizações da sociedade civil para que o trabalho da educação seja de fato integral, a gente não vai conseguir desenvolver. Temos que trazer todo mundo para trabalhar juntos.”, afirmou.

Sobre a Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitam planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.

Desde janeiro de 2022, a estratégia passou a contar com uma Frente de Mobilização junto aos municípios brasileiros, composta por 24 mobilizadores que atuam nos estados em conjunto com as seccionais da Undime, com a finalidade de mobilizar os dirigentes e as equipes técnicas das secretarias municipais de educação para a adesão e uso qualificado da estratégia.

Sobre o Conviva Educação

A plataforma Conviva Educação é um sistema de gestão gratuito para Dirigentes Municipais de Educação (DME), equipes técnicas das secretarias, gestoras e gestores escolares.

O Conviva disponibiliza textos, vídeos, infográficos e links sobre diferentes áreas de gestão, ferramentas que apoiam as Secretarias Municipais de Educação e escolas e um ambiente de discussão e troca de experiências.

 

Futuros da Educação

Ainda na manhã de sexta-feira (19), a palestra Relatório da comissão internacional sobre os futuros da educação apresentou o documento, que traz a ideia de que a educação pode ser vista em termos de um contrato social: um acordo implícito entre os membros de uma sociedade para cooperar para alcançar um benefício comum. As propostas apresentadas surgem de um processo mundial de dois anos de participação e construção conjunta, que mostrou que muitas pessoas – crianças, jovens e adultos – estão cientes de que é imperativo que todos trabalhem juntos.

O evento teve como objetivo divulgar o relatório “Reimaginar Nossos Futuros Juntos - Um Novo contrato Social para a Educação” na versão em língua portuguesa sintetizando as principais recomendações para especialistas, professores e gestores educacionais.

A palestra contou com a participação de Rebeca Otero, coordenadora de Educação da UNESCO no Brasil; e mediação do presidente da Undime Região Centro-Oeste e Undime Mato Grosso, Eduardo Ferreira da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Canarana/ MT.

“Precisamos vincular o currículo com a realidade e reinventar a educação. Quando se fala em educação que transforma eu penso em um mundo em constante transformação. A escola é um lugar onde o ser humano se inventa e se conecta. Reimaginar uma educação do futuro é um papel nosso, coletivo. Quero estar perto de gente que me torne um ser humano melhor e acho que a escola é esse espaço”, afirmou Eduardo.

 

A programação da manhã também apresentou o lançamento dos Resultados da 8ª onda da pesquisa sobre oferta da educação na pandemia. Saiba mais aqui.

O evento encerrou nesta sexta-feira (19), com a plenária de alterações estatutárias e leitura e aprovação da Carta do evento, que apresentou as principais impressões e reivindicações dos gestores, a partir dos debates realizados ao longo dos quatro dias de evento.

Fonte: Undime


Parceria institucional