16/05/2025Undime
Evento aconteceu em Belo Horizonte e a instituição foi representada pelo presidente nacional, Alessio Costa Lima
A Undime marcou presença, na sexta-feira (16), no Seminário Nacional da proposta formativa Leitura e Escrita na Educação Infantil – LEEI/CNCA e na inauguração da Casa da Infância da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento aconteceu na capital mineira, Belo Horizonte/MG.
O presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, Alessio Costa Lima, participou do evento e representou a instituição na mesa de abertura do seminário. Representantes da Undime/MG também participaram do evento.
O Governo Federal criou o Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI), com o objetivo de implementar e promover a formação continuada de profissionais da educação infantil para fortalecer o planejamento e a implementação de práticas pedagógicas que desenvolvam a linguagem oral, leitura e escrita das crianças. A medida foi publicada no Diário Oficial da União, por meio da Portaria MEC Nº 85, de 31 de janeiro de 2025, que institui o Programa no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
O intuito do Pro-LEEI é formar professores para trabalhar pelo letramento e pelo desenvolvimento das linguagens de crianças da pré-escola (4 e 5 anos), respeitando as especificidades de cada faixa etária. O programa integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e segue princípios como a colaboração entre os entes federativos, a valorização das especificidades da educação infantil, a integração entre etapas da educação básica e a promoção da equidade educacional.
Ao todo, 26 unidades federativas e 3.792 municípios (68% do total) já participaram do Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), em 2024. A iniciativa reúne 223.964 professores de pré-escola em formação.
Na ocasião, o presidente da Undime ressaltou a importância dessa ação de formação continuada dos professores da pré-escola de 4 e 5 anos de todo o país simultaneamente, envolvendo as universidades federais de cada estado nesse processo formativo. Segundo Alessio, além de assegurar um elevado padrão de qualificação técnica, possibilita essa aproximação entre universidades e redes de ensino, algo altamente benéfico para ambas as partes.
Fonte: Undime
Fotos: Undime/MG
Evento aconteceu em Belo Horizonte e a instituição foi representada pelo presidente nacional, Alessio Costa Lima A Undime marcou presença, na sexta-feira (16), no Seminário Nacional da proposta formativa Leitura e Escrita na Educação Infantil – LEEI/CNCA e na inauguração da Casa da Infância da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento aconteceu na capital mineira, Belo Horizonte/MG. O presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, Alessio Costa Lima, participou do evento e representou a instituição na mesa de abertura do seminário. Representantes da Undime/MG também participaram do evento. O Governo Federal criou o Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI), com o objetivo de implementar e promover a formação continuada de profissionais da educação infantil para fortalecer o planejamento e a implementação de práticas pedagógicas que desenvolvam a linguagem oral, leitura e escrita das crianças. A medida foi publicada no Diário Oficial da União, por meio da Portaria MEC Nº 85, de 31 de janeiro de 2025, que institui o Programa no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O intuito do Pro-LEEI é formar professores para trabalhar pelo letramento e pelo desenvolvimento das linguagens de crianças da pré-escola (4 e 5 anos), respeitando as especificidades de cada faixa etária. O programa integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e segue princípios como a colaboração entre os entes federativos, a valorização das especificidades da educação infantil, a integração entre etapas da educação básica e a promoção da equidade educacional. Ao todo, 26 unidades federativas e 3.792 municípios (68% do total) já participaram do Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), em 2024. A iniciativa reúne 223.964 professores de pré-escola em formação. Na ocasião, o presidente da Undime ressaltou a importância dessa ação de formação continuada dos professores da pré-escola de 4 e 5 anos de todo o país simultaneamente, envolvendo as universidades federais de cada estado nesse processo formativo. Segundo Alessio, além de assegurar um elevado padrão de qualificação técnica, possibilita essa aproximação entre universidades e redes de ensino, algo altamente benéfico para ambas as partes. Fonte: UndimeFotos: Undime/MG