Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Notícias Undime > 15º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação > 15º Fórum Nacional: salas temáticas debaterão as áreas do PNE

Todas as notícias Categorias

28/05/2015Undime

15º Fórum Nacional: salas temáticas debaterão as áreas do PNE

Entre os assuntos de destaque estão financiamento da educação, educação infantil e valorização dos profissionais da educação

Os participantes do 15º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação debaterão, ao longo dos quatro dias de evento, assuntos relacionados ao Plano Nacional de Educação e à implementação do Sistema Nacional de Educação. No dia 17 de junho, a programação será tratada em salas temáticas que debaterão: Plano Municipal de Educação; Educação Infantil; Ensino Fundamental; Educação Inclusiva; Educação Integral; Formação e Valorização dos Profissionais da Educação Básica; Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo; Gestão Democrática; e Financiamento da Educação.

Cada participante poderá se inscrever em até duas delas. Sendo que a sala que debaterá o Plano Municipal de Educação (PME) será comum a todos os participantes. De acordo com o Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/2014), estados e municípios têm até 24 de junho de 2015 para sancionar os Planos. Por isso, o objetivo é debater sobre avaliação e monitoramento do PME. Para tanto, participarão do debate representantes da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase/ MEC), da iniciativa "De Olho nos Planos", que visa monitorar a elaboração dos planos estaduais e municipais de educação, e do ambiente virtual Conviva Educação. Para essa sala temática, as pessoas deverão levar o computador portátil, com o sistema de wireless apto e habilitado e com adaptador de tomadas para o novo padrão brasileiro, se necessário.

A outra sala é de livre escolha e deve ser escolhida no momento em que a inscrição é realizada. Em cada uma delas estarão presentes representantes do Ministério da Educação, da sociedade civil, e de institutos e fundações afins ao assunto em debate.

A ideia das salas temáticas é ampliar e qualificar o debate sobre assuntos que envolvem a gestão educacional, as etapas e modalidades de ensino, a valorização dos profissionais e novas fontes de financiamento. Tudo isso com intuito de fortalecer a implementação do PNE e a discussão em torno da regulamentação do Sistema Nacional de Educação que, conforme estabelece a Lei 13.005/ 2014, deve ser instituído até 2016.

Os participantes terão a manhã livre para visitar as salas de atendimento governamental (SEB, Sase, Secadi, FNDE, Inep, Capes e Ministério da Saúde), os estandes dos parceiros institucionais da Undime e os estandes das empresas credenciadas. Essa é uma oportunidade para que, tanto os dirigentes quanto os técnicos das secretarias de educação, possam solucionar possíveis pendências do município ou esclarecer dúvidas.

Clique aqui para conferir a programação completa do 15º Fórum Nacional.

O 15º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação será realizado de 16 a 19 de junho, na Costa do Sauípe, na Bahia. A segunda etapa das inscrições vai até a próxima sexta-feira (29)! Os interessados devem acessar o portal do Fórum e fazer a inscrição. O Fórum é um momento de capacitação tanto para os dirigentes, quanto para os técnicos das secretarias de educação.

Clique aqui para acessar o portal do Fórum e fazer a inscrição.

Clique aqui para acessar outras notícias sobre o Fórum.

Autor: Undime


Parceria institucional