Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Notícias Undime > 15º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação > 15º Fórum dos Dirigentes Municipais de Educação inicia em clima de otimismo

Todas as notícias Categorias

16/06/2015Undime

15º Fórum dos Dirigentes Municipais de Educação inicia em clima de otimismo

Dirigentes destacam a importância das trocas promovidas pelo encontro no dia-a-dia da prática educacional

Expectativa de melhorias na educação via de troca de conhecimento e de debate de pontos considerados polêmicos. Esse é o sentimento carregado por grande parte dos 1.687 participantes do 15º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que tem início daqui a pouco – 12h30 – na Costa do Sauípe (BA).

Para Marilda Coelho, secretária executiva da Undime Mato Grosso do Sul, os encontros propiciam que os participantes levem conhecimentos aos municípios. “Acredito que em cada Fórum que a gente participa nós sempre aprendemos, sempre encontramos novidades”, destaca, e emenda: “Os municípios têm muita sede de resolver os problemas e aqui eles conseguem de maneira próxima e em todas as áreas: educação infantil, transporte escolar e outras. Aqui eles conseguem resolver tudo de maneira bem próxima e de uma vez só”.

E os anseios não param aí. “No nosso caso viemos pensando no atendimento do FNDE, na convivência com o pessoal, nas trocas e temos grande expectativa sobre o Plano Municipal de Educação, queremos saber se ele está coerente com o que vai ser dito aqui”, ressalta Isnéa Carvalho, dirigente municipal de educação de Parnamirim (PE).

Antonio dos Reis Barros Teixeira, dirigente municipal de educação do município de Tuntum (MA), está em sua segunda participação no Fórum e acredita que o momento é propício para dar maior ênfase ao debate de alguns temas que considera fundamentais para avanços no campo educacional. “A principal preocupação hoje é fazer com que o aluno realmente aprenda. Nada vale nós nos movimentarmos se esse movimento não tiver reflexo na sala de aula”, destaca.

Com ele concorda Dulcinéia de Almeida, técnica de educação de Campo Grande (MS). “Fico ainda muito preocupada com o pedagógico. Penso que é preciso esse despertar. Os dirigentes têm de chegar ao município pensando na qualidade de ensino e como fazer isso. Infelizmente nós sabemos que a qualidade de ensino no Brasil ainda e muito precário, não dá para fechar os olhos quanto a isso. A expectativa é chegarmos em nossos municípios com os olhos brilhando, com vontade de provocar a mudança que nosso país precisa”.

A programação do Fórum pode ser vista em: http://15forum.undime.org.br/programacao.html

Autor: Kalinka Iaquinto para Undime


Parceria institucional