Todas as notícias Categorias

15/08/2019Undime

Diálogo entre entes promove qualidade educacional

Para que os alunos tenham um ensino de qualidade é necessário que escolas e secretarias de educação tenham um diálogo afinado. “Os princípios do relacionamento entre o gestor escolar e o gestor do município” foi um dos temas debatidos durante minicurso oferecido pelo Conviva Educação, na tarde desta quinta-feira (15), durante o Fórum da Undime.

Segundo Elis Verri, coordenadora de desenvolvimento do Conviva, juntas as instituições podem fazer um bom planejamento pedagógico para apoiar os alunos. “Há também a questão da infraestrutura e de visita a escolas, além da questão da vulnerabilidade dos alunos e do controle das finanças e prestação de contas”, disse.

O uso de ferramentas tecnológicas são cada vez mais comuns no dia-a-dia das escolas de todo o Brasil. Elas visam facilitar o acesso a informação e a programas essenciais para o município, a exemplo do Plano de Ações Articuladas (PAR), do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) e do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope).

De acordo com Ana Karina, ouvidora do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), as dúvidas mais frequentes dos dirigentes municipais são em relação à prestação de contas, obras inacabadas e sobre o preenchimento do PAR. “É fundamental ficar atento ao site do FNDE que sempre tem as informações necessárias para que possam entender como fazer e gerir o recurso”, alerta.

Em paralelo aos minicursos, os dirigentes e técnicos municipais puderam participar de diversas oficinas, entre elas, “O Futuro chegou: por uma educação mais inovadora” e “A relação família-escola”.

Fonte/Foto: Undime


Parceria institucional