Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime na mídia > 17º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação > Inep apresenta novo Catálogo de Escolas e novidades do Saeb em fórum da Undime

Todas as notícias Categorias

15/08/2019Undime

Inep apresenta novo Catálogo de Escolas e novidades do Saeb em fórum da Undime

Nesta quarta-feira, 14 de agosto, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, e o diretor de Estatísticas Educacionais, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, anunciaram um novo produto educacional a partir da base de dados do Censo Escolar: o Catálogo de Escolas. A plataforma foi apresentada durante o 17º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação, realizado na Bahia e promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), sob a temática "Qualidade da Educação: financiamento, gestão e aprendizagem”.

O Catálogo de Escolas é dirigido a pesquisadores, gestores de redes de ensino, estabelecimentos escolares públicos e privados, organizações da sociedade civil da área de educação e imprensa. Em formato digital, a plataforma apresenta informações como a localização e a oferta educacional de escolas brasileiras de educação básica. “Com o Catálogo de Escolas, o Inep oferece mais um serviço à população, aos dirigentes educacionais e aos pesquisadores”, destacou Alexandre Lopes. “Na plataforma, será possível consultar as escolas de interesse por meio de filtros, como estado, município e porte do estabelecimento.” Alimentado pela base de dados do Censo Escolar, o novo produto do Inep será atualizado anualmente.

Saeb – As novidades da edição de 2019 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), como o questionário eletrônico, também foram apresentadas no evento. Além do modelo tradicional em papel, os formulários com perguntas serão preenchidos no meio digital, o que agiliza o processo. Neste ano, também haverá avaliação da educação infantil amostral, provas de ciências da natureza e de humanas, além da avaliação da alfabetização no 2º ano do ensino fundamental, e não mais no 3º. As médias de desempenho do Saeb, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Fórum – O Fórum da Undime acontece até sexta-feira, 16 de agosto, em Mata de São João, na Costa do Sauípe (BA), e conta com mais de 1,5 mil participantes, entre dirigentes, técnicos de secretarias e educadores. Um dos destaques é o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) como mecanismo de financiamento para a garantia da qualidade da educação. A vigência do atual Fundeb se encerra em 2020, por isso, o 17º Fórum Nacional será um momento determinante na formação de gestores e educadores, pois tradicionalmente é um espaço democrático de debate sobre os cenários postos para a educação.

Nos quatro dias de programação, os participantes também vão debater temas relativos ao futuro da educação básica, tais como ações intersetoriais na promoção da qualidade da educação, o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos municípios, além de políticas e programas para garantir o direito à educação.

Organização – Organizada em conferências, mesas-redondas, minicursos e oficinas, a 17ª edição do Fórum Nacional ainda proporcionará visitas dos participantes às salas de atendimento governamental – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Secretaria de Alfabetização (Sealf) e Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp) – ambas do Ministério da Educação (MEC).

Saiba mais sobre o Saeb

Fonte: Inep/ Foto: Undime

https://bit.ly/2YOUaZD 


Parceria institucional