Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime na mídia > 16º Fórum Nacional > Undime e Instituto TIM apresentam ferramenta de combate à evasão escolar em Fortaleza

Todas as notícias Categorias

09/08/2017Undime

Undime e Instituto TIM apresentam ferramenta de combate à evasão escolar em Fortaleza

O Instituto TIM, em parceria com a Unicef, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), apresentam nesta quarta-feira (09) uma plataforma gratuita de combate à evasão escolar em Fortaleza. O lançamento acontece durante o 16º Fórum Nacional da Undime que está sendo realizado na capital cearense esta semana.

Entre os objetivos da ferramenta está contribuir com os municípios na identificação, (re)matrícula e acompanhamento de crianças e adolescentes que estejam fora da escola. A expectativa é convidar as equipes técnicas de secretarias municipais de educação de todo o país a conhecer um pouco mais a plataforma e através do engajamento levar o projeto para a sua localidade. No Brasil, cerca de 3 milhões de alunos entre quatro a 17 anos estão fora da escola, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015. Em Fortaleza esse número ultrapassa os 40 mil. Ver mais detalhes no gráfico abaixo:

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma criada em software livre, possibilitando sua adoção gratuitamente por qualquer município. Visa contribui para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação e também combater a exclusão escolar utilizando tecnologia da informação e comunicação.

Como funciona?

Sempre que um agente comunitário participante visita uma residência e identifica uma criança ou adolescente fora da escola, ele envia um alerta por SMS, pelo aplicativo ou pelo site do projeto. A população em geral também pode contribuir via telefone, ligando para 0800-729-2872 e fazendo seus alertas. A partir daí, uma equipe intersetorial é acionada para entender as causas da exclusão, permitir a (re)matrícula e a permanência do aluno na escola, com garantia de aprendizagem.

Fonte: Tribuna do Ceará

https://goo.gl/jF7uto


Parceria institucional