Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime na mídia > 16º Fórum Nacional > Capes participa do 16° Fórum Nacional da Undime

Todas as notícias Categorias

09/08/2017Undime

Capes participa do 16° Fórum Nacional da Undime

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) participa, durante esta semana, do 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado pela Undime, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.


(Foto: Natália Morato - CCS/CAPES)

No espaço de atendimento do Ministério da Educação, a CAPES conta com servidores das diretorias de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) e de Educação a Distância (DED), que esclarecem dúvidas dos secretários municipais sobre programas que possuem relação direta com a área educacional dos munícipios, como o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Também neste espaço, está sendo apresentada a Britannica Escola, portal de aprendizagem todo em português e gratuito com conteúdos voltados a alunos e professores do ensino fundamental. Cerca de 1.300 gestores participam do evento.

30 anos

No ano em que a União dos Dirigentes Municipais (Undime) completa 30 anos, os ex-presidentes nacionais e os 26 ex-presidentes estaduais do biênio 2015/2017 da instituição foram homenageados em reconhecimento aos trabalhos prestados na área educacional. Também receberam diplomas os 26 atuais dirigentes locais.


(Foto: Natália Morato - CCS/CAPES)

O atual presidente da instituição e dirigente municipal de Alto Santo (CE), Alessio Costa Lima, salientou os 30 anos de luta e conquistas da Undime e enalteceu o amadurecimento da entidade. “Hoje podemos dizer que temos consistência e know how suficiente para lutar cada vez mais por nossa motivação: buscar unidade na diversidade e construir uma sociedade cada vez mais aberta e democrática. Entendemos que é no município que acontecem as coisas, é o local de efetivação das políticas públicas, então precisamos fazer urgentemente uma revisão do pacto federativo para instituirmos o regime de colaboração. Só assim teremos de fato um país com mais equidade.”

Abertura

Durante a solenidade de abertura realizada nesta terça-feira, 8, a secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães de Castro, evidenciou a importância dos estados e dos municípios como parceiros do Ministério nas etapas de implementação e desenvolvimento de ações voltadas à educação básica. Destacou, ainda, que, no seu entendimento, a cooperação federativa é um dos assuntos primordiais. “Entendo que é um tema crucial para organizarmos e levarmos à frente.”


(Foto: Natália Morato - CCS/CAPES)

Maria Helena reconheceu que muitas das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que deveriam ter sido finalizadas em 2016, ainda estão em curso, mas destacou o fato de quase todos os municípios já possuírem seus planos municipais de educação. “Essa é uma das metas que realmente avançou”, disse.

Já a governadora em exercício do Ceará, Izolda Cela, reforçou que o papel dos dirigentes municipais de educação e de todos os que atuam na área é o de melhorar as condições de ensino. “A escola pode ter uma força que supera e que pode fazer frente à condenação que estaria prevista para algumas crianças em função de suas condições (sociais e econômicas)”, declarou. “Engana-se quem pensa que a educação pública interessa apenas para quem tem os filhos lá. O sucesso da escola pública é um dos pilares de um país muito melhor e com todas as transformações que desejamos”, finalizou Izolda.

Também compuseram a mesa de abertura o secretario de Estado de Educação do Ceará e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Ildivan Alencar; o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra; e a prefeita de Alto Santo e representante da Associação de Municípios do Ceará (Aprece), Iris Gadelha.


(Foto: Natália Morato - CCS/CAPES)

O evento segue até sexta-feira, 11 de agosto. Acesse a programação completa.

Fonte: Capes

https://goo.gl/gxCct7


Parceria institucional