Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Minas Gerais encerra rodada de Fóruns Estaduais da Undime

Todas as notícias Categorias

14/06/2019Undime

Minas Gerais encerra rodada de Fóruns Estaduais da Undime

Seccional concluiu o evento nesta quinta-feira (13), na capital

Reunidos em Belo Horizonte (MG), Dirigentes Municipais de Educação, equipes técnicas das secretarias, especialistas, parceiros e convidados concluíram, nesta quinta-feira (13), a 26ª edição do Fórum Estadual da Undime Minas Gerais. Cerca de 700 pessoas participaram do evento, realizado na capital mineira.

O Fórum, que começou na terça-feira (11), teve como tema “União, Estado e Municípios. Parceria e gestão em rede: sustentabilidade e êxito da educação pública”. Ao longo dos três dias foram realizadas palestras, debates, mesas redondas e oficinas. Entre os assuntos discutidos estavam pacto federativo, formação de professores, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Piso Salarial, Plano de Carreira e Gestão de Pessoas, avaliação e políticas públicas.

O evento foi prestigiado pelo presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), Alessio Costa Lima, que falou na manhã desta quinta (13) para o auditório lotado sobre o papel da Undime frente aos desafios da gestão municipal e as políticas públicas da educação.

Alessio agradeceu a oportunidade e disse que, na medida do possível, organizou a agenda para estar presente e participar dos Fóruns Estaduais. Ao todo, as 26 Seccionais da Undime promoveram seus eventos entre março e junho deste ano.

De acordo com o estatuto, as seccionais devem realizar os fóruns estaduais com o objetivo, além de outros, de preparar-se para o Fórum Nacional. É na etapa estadual que as seccionais elegem, para os próximos dois anos, a nova diretoria executiva, o conselho fiscal e os membros para o colégio eleitoral, junto aos respectivos suplentes. Todo esse processo acontece antes do Fórum Nacional.

Na ocasião, o presidente da Undime falou sobre o caráter plural, democrático e transparente da instituição. Alessio destacou que, em 2019, a Undime chega aos 33 anos fortalecida e reconhecida como uma instituição madura e consolidada na sua missão de articular, mobilizar e integrar os Dirigentes Municipais de Educação para construir e defender a educação pública com qualidade social.

"É nítido que a Undime chega aos 33 anos mais madura e com forte reconhecimento no cenário nacional. Hoje podemos afirmar que temos um recorde de municípios adimplentes e isso é fruto do esforço que nós temos feito e do trabalho que vem sendo desenvolvido. Esse é um indicador de credibilidade da Undime para com seus pares", reiterou Alessio ao lembrar que, além disso, a instituição tem participação fixa em vários grupos de trabalho e comissões intergovernamentais, como do Fundeb, Piso Salarial, Plano Nacional de Educação e Base Nacional Comum Curricular.

Eleição

O Fórum terminou com a eleição da nova diretoria executiva da Seccional. Na ocasião, Andréa Pereira da Silva que é Dirigente Municipal de Educação de Oliveira (MG), foi reeleita como presidente da Seccional MG e Sérgio Luiz Nascimento, Dirigente Municipal de Educação de Diamantina (MG), também foi reeleito como vice-presidente. Ambos foram eleitos por unanimidade por meio de chapa única. O mandato vale para o biênio 2019-2021.

Fórum Nacional

O Fórum da Seccional Minas Gerais encerrou a rodada dos Fóruns Estaduais da Undime. A próxima etapa é a realização do Fórum Nacional, que será realizado de 13 a 16 de agosto, em Mata de São João (BA). Alessio aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância do evento e convocar todos os presentes a participarem desse grande encontro da educação pública municipal. "Convidamos todos os dirigentes e equipes técnicas a participarem do nosso Fórum, que é um momento único no qual nos reuniremos para debater a educação pública municipal", concluiu.

Fonte: Undime


Parceria institucional