Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > 17º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação > 17º Fórum Nacional inicia com alegria e foco em pautas decisivas para a educação

Todas as notícias Categorias

13/08/2019Undime

17º Fórum Nacional inicia com alegria e foco em pautas decisivas para a educação

Buzinas e gritos ensaiados marcaram a abertura do 17º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, em Mata de São João, na Bahia. A animação das delegações foi complementada com a apresentação da Banda Juvenil Escola Olodum, que traduziu em acordes a alegria dos presentes. Vindos de todos os estados brasileiros, os participantes não se fizeram de rogados e caíram na dança. Coloriam o balé, bandeiras das federações e camisetas de delegações. São cerca de 1.500 dirigentes que participam até a próxima sexta-feira (16) de debates, minicursos, oficinas e mesas-redondas.

A mesma energia que movimentou os participantes promete estar presente em todo o evento e nas pautas defendidas pelos dirigentes municipais. O presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), Alessio Costa Lima, frisou que o objetivo principal da instituição é promover educação de qualidade para o povo brasileiro.

O governador da Bahia, Rui Costa, marcou presença na abertura do Fórum. Ele afirmou que é necessário defender uma educação universal e gratuita para todos os brasileiros.

Outras autoridades também estiveram presentes no evento, entre eles, o senador Flávio Arns; o prefeito de Mata de São João, Marcelo Oliveira, e o secretário da Educação Básica do Ministério da Educação, Jânio Carlos Endo Macêdo. Logo após a abertura, os educadores participaram da conferência "Qualidade da Educação: financiamento, gestão e aprendizagem", ministrada em conjunto pelo professor e pesquisador, José Marcelino de Rezende Pinto; o filósofo, Cipriano Carlos Luckesi e a diretora do centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, Claudia Costin.

Nova direção - Nesta quinta-feira, dia 15, será realizada a eleição para a nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal Nacional da Undime. Costa Lima deixará a presidência da instituição depois de dois mandatos consecutivos. Para ele, o sentimento é de dever cumprido. "Encerro aqui um ciclo. Agradeço a cada um dos dirigentes por confiar a minha pessoa à liderança dessa instituição que eu aprendi a respeitar pela seriedade que conduz todas as discussões em relação a educação pública no Brasil".

Veja aqui mais fotos do evento.

Fonte: Undime


Parceria institucional