12/05/2025Undime
Iniciativa será realizada pelo Grupo de Trabalho Sede de Aprender, instituído no âmbito do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em uma articulação com os Ministérios Públicos e Tribunais de Contas em todo o país
No período de 2 e 6 de junho de 2025, o Grupo de Trabalho Sede de Aprender, instituído no âmbito do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em uma articulação com os Ministérios Públicos e Tribunais de Contas em todo o país, promoverá a Semana Nacional Sede de Aprender pelo Direito à Água nas Escolas.
A Semana mobilizará fiscalizações presenciais em escolas públicas que apresentem ausência de acesso à água, à água potável, inexistência de saneamento básico ou de banheiros, comprometendo a saúde, a dignidade e o processo de aprendizagem de crianças e adolescentes. A escolha da data visa potencializar a relevância do tema, considerando que o dia 3 de junho é o Dia Nacional da Educação Ambiental, e o dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Paralelo a isso, o CNMP instituiu o "Grupo de Trabalho Saneamento nas Escolas - Projeto Sede de Aprender" com o objetivo de desenvolver metodologias e soluções digitais que facilitem a comunicação e a coordenação de atividades voltadas à universalização do saneamento básico nas escolas. Nesse sentido, no dia 14 de abril, foi lançado painel BI sobre os dados informados pelo Censo Escolar 2024 que retratam o fornecimento de água, de água potável, de saneamento básico e de banheiros nas escolas do Brasil. A ferramenta mostra, por exemplo, que das 181.065 escolas em atividade, 6.658 não possuem água potável.
O painel permite a identificação das escolas em situação de irregularidade, incluindo possibilidade de pesquisa com matriz de criticidade para as escolas com um número maior de problemas e/ou de alunos em risco. A plataforma pode ser acessada neste link: https://public.tableau.com/views/SededeAprender/SededeAprender
A ferramenta deve ser consultada por dirigentes municipais de educação e técnicos das Secretarias, para que possam verificar se há escolas de seu município em uma dessas situações, conforme informações disponíveis no Censo Escolar 2024. É importante que tais dados sejam verificados e confirmados, para possíveis diligências junto ao Censo Escolar 2025 ou para a implementação de ações, a fim de dirimir situações em que os alunos não tenham acesso à água potável.
Fonte: Undime com informações do CNMP
Iniciativa será realizada pelo Grupo de Trabalho Sede de Aprender, instituído no âmbito do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em uma articulação com os Ministérios Públicos e Tribunais de Contas em todo o país No período de 2 e 6 de junho de 2025, o Grupo de Trabalho Sede de Aprender, instituído no âmbito do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em uma articulação com os Ministérios Públicos e Tribunais de Contas em todo o país, promoverá a Semana Nacional Sede de Aprender pelo Direito à Água nas Escolas. A Semana mobilizará fiscalizações presenciais em escolas públicas que apresentem ausência de acesso à água, à água potável, inexistência de saneamento básico ou de banheiros, comprometendo a saúde, a dignidade e o processo de aprendizagem de crianças e adolescentes. A escolha da data visa potencializar a relevância do tema, considerando que o dia 3 de junho é o Dia Nacional da Educação Ambiental, e o dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente. Paralelo a isso, o CNMP instituiu o "Grupo de Trabalho Saneamento nas Escolas - Projeto Sede de Aprender" com o objetivo de desenvolver metodologias e soluções digitais que facilitem a comunicação e a coordenação de atividades voltadas à universalização do saneamento básico nas escolas. Nesse sentido, no dia 14 de abril, foi lançado painel BI sobre os dados informados pelo Censo Escolar 2024 que retratam o fornecimento de água, de água potável, de saneamento básico e de banheiros nas escolas do Brasil. A ferramenta mostra, por exemplo, que das 181.065 escolas em atividade, 6.658 não possuem água potável. O painel permite a identificação das escolas em situação de irregularidade, incluindo possibilidade de pesquisa com matriz de criticidade para as escolas com um número maior de problemas e/ou de alunos em risco. A plataforma pode ser acessada neste link: https://public.tableau.com/views/SededeAprender/SededeAprender A ferramenta deve ser consultada por dirigentes municipais de educação e técnicos das Secretarias, para que possam verificar se há escolas de seu município em uma dessas situações, conforme informações disponíveis no Censo Escolar 2024. É importante que tais dados sejam verificados e confirmados, para possíveis diligências junto ao Censo Escolar 2025 ou para a implementação de ações, a fim de dirimir situações em que os alunos não tenham acesso à água potável. Fonte: Undime com informações do CNMP