12/05/2025Undime
Na ocasião, houve eleição da diretoria executiva da seccional para o biênio 2025-2027
Nos dias 7 e 8 de maio, a Undime Amazonas realizou o 8º Fórum Estadual Ordinário da seccional, com o tema “Gestão da Educação: políticas educacionais, garantia do direito à aprendizagem com equidade e redução das desigualdades educacionais”.
O evento aconteceu em Manaus e contou com a participação de Dirigentes Municipais de Educação e equipes técnicas das secretarias de educação. De acordo com a seccional, o Fórum reuniu um total de 150 participantes.
Na ocasião, ocorreu a eleição e posse da nova diretoria executiva da Undime Amazonas. Marcus Lúcio de Sousa, Dirigente Municipal de Educação de Tefé/AM, foi eleito presidente da seccional e ficará à frente da instituição no biênio 2025-2027. Vanessa Raquel Silvestre Miglioranza, Dirigente Municipal de Educação de Itacoatiara/AM, assume a vice-presidência.
Em sua primeira fala após a eleição, o novo presidente destacou a relevância do trabalho em rede e o compromisso com uma gestão democrática e voltada para os territórios: “Assumo esta missão com o coração cheio de responsabilidade e esperança. Agradeço o apoio Undime e reafirmo que seguiremos sendo espaço de escuta ativa, articulação técnica e luta por políticas públicas que respeitem a diversidade de nossos municípios. Nosso desafio é garantir que cada criança, jovem e adulto amazonense tenha o direito de aprender respeitado, com equidade e dignidade. A educação no Amazonas não pode ser pensada a partir de um único centro: ela deve emergir dos territórios, das realidades ribeirinhas, indígenas e urbanas que compõem a nossa identidade”.
No decorrer dos dois dias de Fórum, a programação pautou discussões sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), os indicadores e os cálculos do VAAR; programas e ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); implementação das Políticas Educacionais em território amazonense com foco no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Programa Escolas das Adolescências e a recomposição das aprendizagens, Formação Continuada de Gestores e Professores com foco nos resultados das aprendizagens, Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, Política de Alfabetização de Jovens e Adultos e a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq).
No dia 8 de maio, o presidente nacional da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, Alessio Costa Lima, participou do evento e ministrou palestra sobre o piso salarial dos professores. Também foram pontos de debates outros assuntos, como o ICMS Educacional e a estratégia Busca Ativa Escolar.
Fonte: Undime (com informações da Undime/AM e da Secretaria Municipal de Educação de Tefé/AM)
Fotos: Undime/AM e Secretaria Municipal de Educação de Tefé/AM
Na ocasião, houve eleição da diretoria executiva da seccional para o biênio 2025-2027 Nos dias 7 e 8 de maio, a Undime Amazonas realizou o 8º Fórum Estadual Ordinário da seccional, com o tema “Gestão da Educação: políticas educacionais, garantia do direito à aprendizagem com equidade e redução das desigualdades educacionais”. O evento aconteceu em Manaus e contou com a participação de Dirigentes Municipais de Educação e equipes técnicas das secretarias de educação. De acordo com a seccional, o Fórum reuniu um total de 150 participantes. Na ocasião, ocorreu a eleição e posse da nova diretoria executiva da Undime Amazonas. Marcus Lúcio de Sousa, Dirigente Municipal de Educação de Tefé/AM, foi eleito presidente da seccional e ficará à frente da instituição no biênio 2025-2027. Vanessa Raquel Silvestre Miglioranza, Dirigente Municipal de Educação de Itacoatiara/AM, assume a vice-presidência. Em sua primeira fala após a eleição, o novo presidente destacou a relevância do trabalho em rede e o compromisso com uma gestão democrática e voltada para os territórios: “Assumo esta missão com o coração cheio de responsabilidade e esperança. Agradeço o apoio Undime e reafirmo que seguiremos sendo espaço de escuta ativa, articulação técnica e luta por políticas públicas que respeitem a diversidade de nossos municípios. Nosso desafio é garantir que cada criança, jovem e adulto amazonense tenha o direito de aprender respeitado, com equidade e dignidade. A educação no Amazonas não pode ser pensada a partir de um único centro: ela deve emergir dos territórios, das realidades ribeirinhas, indígenas e urbanas que compõem a nossa identidade”. No decorrer dos dois dias de Fórum, a programação pautou discussões sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), os indicadores e os cálculos do VAAR; programas e ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); implementação das Políticas Educacionais em território amazonense com foco no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Programa Escolas das Adolescências e a recomposição das aprendizagens, Formação Continuada de Gestores e Professores com foco nos resultados das aprendizagens, Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, Política de Alfabetização de Jovens e Adultos e a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq). No dia 8 de maio, o presidente nacional da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, Alessio Costa Lima, participou do evento e ministrou palestra sobre o piso salarial dos professores. Também foram pontos de debates outros assuntos, como o ICMS Educacional e a estratégia Busca Ativa Escolar. Fonte: Undime (com informações da Undime/AM e da Secretaria Municipal de Educação de Tefé/AM)Fotos: Undime/AM e Secretaria Municipal de Educação de Tefé/AM