10/12/2025Undime
Encontro reuniu dirigentes municipais de educação que integram a diretoria executiva nacional, o conselho fiscal, presidências e vice-presidências estaduais e coordenadores das 26 seccionais

A Undime realizou, nesta semana, a última reunião presencial, do ano, do Colegiado Ampliado da gestão biênio 2025-2027. O encontro reuniu, no Rio de Janeiro, dirigentes municipais de educação que integram a diretoria executiva nacional, o conselho fiscal, presidências e vice-presidências estaduais e coordenadores das 26 seccionais da Undime. A reunião contou com o apoio do Sebrae e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
No decorrer dos dois dias, 8 e 9 de dezembro, a programação pautou debates com a participação do Sebrae com foco em uma abordagem estruturada da instituição para o Ensino Fundamental nos municípios e parcerias transformadoras na Educação Integral; e com representantes do UNICEF sobre avanços e perspectivas da Busca Ativa Escolar para 2026. Na ocasião, foram apresentados os resultados da avaliação formativa e somativa da estratégia. A pauta contemplou ainda discussões sobre assuntos internos da instituição.

A abertura do encontro, realizada na manhã da segunda-feira, 8 de dezembro, contou com a participação do presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação (DME) de Sud Mennucci/SP, Luiz Miguel Garcia; o vice-presidente e DME de Fortaleza/CE, Idilvan Alencar; o presidente da Undime/MT, Silvio Fidelis; a presidente e o vice-presidente da seccional da Undime Rio de Janeiro, Virgínia Rocha, DME de Nova Iguaçu/RJ e Osório Figueiredo de Souza, DME de Cachoeiras de Macacu/RJ, além de representantes do Sebrae.

Sebrae apresenta iniciativas
Ana Paula Papa Miranda, analista técnica da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae, apresentou um histórico das ações do Sebrae em relação à parceria com a Undime, falou também sobre os desafios da educação na próxima década e sobre a abordagem estruturada da Educação Empreendedora no âmbito dos estados, municípios e escolas.
A representante do Sebrae falou ainda a respeito das soluções e iniciativas da instituição como o JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), programa do Sebrae focado em levar educação empreendedora para alunos do Ensino Fundamental, desenvolvendo habilidades como criatividade, autoconhecimento, coletividade e inovação através de cursos lúdicos e atividades práticas; o Prêmio Educador Transformador; o desafio Liga Jovem, entre outros. Ana Paula explicou que para cada público - estudantes, professores e gestores - o foco para trabalhar a educação empreendedora é um.
Ainda durante o momento dedicado ao Sebrae, os participantes tiveram a oportunidade de escutar o relato de um case de sucesso da Região Serrana/RJ e também de conhecer e ter mais informações sobre o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, cujo eixo 6 é voltado à Educação.
Pelo Sebrae participaram também Antonio Carlos Kronemberger, gerente de Educação do Sebrae RJ; Raquel Mattos Stumm, analista técnica e Alessandra Jaccoud, agente local de inovação da Educação (ALI Educação), ambas do Escritório da Região Serrana I - Nova Friburgo, do Sebrae RJ; Cecília Oliveira Cipriano, analista técnica da UDT do Sebrae Nacional; e Mateus Bernardino Neto, consultor ALI Educação.

UNICEF e a Busca Ativa Escolar
No início da tarde da segunda-feira, 8 de dezembro, Mônica Dias, chefe de Educação, e Júlia Ribeiro, especialista de Educação, ambas do UNICEF Brasil, apresentaram as principais ações que vêm desenvolvendo com o objetivo de promover o direito à educação no país.

Entre os destaques trataram da educação socioambiental e preparação para enfrentar situações de emergências climáticas; avanços da conectividade das escolas; Busca Ativa Escolar, com foco nos resultados, desafios e impactos na rematrícula; proteção contra violências e fortalecimento da rede de proteção; educação inclusiva e tecnologias acessíveis; a atualização dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil, entre outros.
Além disso, finalizaram com uma apresentação de boas práticas dos estados de Alagoas, Pará e Pernambuco na Busca Ativa Escolar, para garantir que todas as crianças e adolescentes tenham acesso, aprendam e permaneçam na escola.


Assuntos internos
A programação da terça-feira, 9 de dezembro, começou com uma ação de cultura. A atriz Amara Hartmann, que atualmente está no ar na novela “Dona de Mim”, da rede Globo, esteve junto ao grupo e proporcionou um momento de cultura com a contação do livro “Lia Roxa e a Matinta Pereira”. A história aborda questões relacionadas a bullying, folclore nacional, novas formações de família e a confiança nos amigos e professores.

Na sequência, os membros do Conselho Fiscal da Undime fizeram a leitura da ata da última reunião do grupo, realizada em novembro de 2025. O documento analisa os balanços contábeis do primeiro semestre do ano e do 20º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado em julho, e apresenta sugestões de ações.
Estiveram presentes o secretário de Finanças, presidente da Undime Bahia e Dirigente Municipal de Educação de Aratuípe/BA, Anderson Passos; e os membros do Conselho Fiscal, a presidente da Undime Roraima, Dirigente Municipal de Educação de Pacaraima/RR, Alsione Sulbaran; o presidente da Undime Tocantins, Dirigente Municipal de Educação de Sucupira/TO, Humberto Castilho; Ana Paula Nunes da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Princesa Isabel/PB e presidente da Undime/PB; José Marques Aurélio de Souza, Dirigente Municipal de Educação de Jucás/CE e presidente da Undime/CE; Samuel dos Santos Silva, Dirigente Municipal de Educação de Tatarugalzinho/AP e presidente da Undime/AP; e Alysson Bestene Lins, Dirigente Municipal de Educação de Rio Branco/AC e presidente da Undime/AC.

A Comunicação da Undime também foi debatida durante a reunião. A secretária da pasta, Anderlúcia Castro, Dirigente Municipal de Educação de Anicuns/GO; e a suplente, Shirliane Sampaio, Dirigente Municipal de Educação de Igarapé Grande/MA, tiveram a oportunidade de relatar as últimas ações relacionadas à área, como a formação “Geração Futura Undime”, voltada para o fortalecimento das práticas de comunicação nas seccionais, que reuniu assessores e comunicadores, com formação em jornalismo, de diferentes regiões do país em uma imersão de dois dias, com oficinas, dinâmicas e atividades práticas (saiba mais aqui). O Encontro Nacional de Gestores de Comunicação – Educação Pública para Transformar Vidas, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e a reunião com integrantes das equipes de comunicação das seccionais também foram experiências relatadas, além das demandas, sugestões e propostas de encaminhamento decorrentes desses eventos.

O grupo debateu ainda sobre ações e encaminhamentos relacionados a ações, programas e políticas públicas.
O próximo encontro presencial do Colegiado Ampliado da Undime está previsto para o mês de março de 2026. O grupo permanece com encontros virtuais mensais.
Confira o álbum com as fotos do evento.

Fonte/Fotos: Undime
Encontro reuniu dirigentes municipais de educação que integram a diretoria executiva nacional, o conselho fiscal, presidências e vice-presidências estaduais e coordenadores das 26 seccionais A Undime realizou, nesta semana, a última reunião presencial, do ano, do Colegiado Ampliado da gestão biênio 2025-2027. O encontro reuniu, no Rio de Janeiro, dirigentes municipais de educação que integram a diretoria executiva nacional, o conselho fiscal, presidências e vice-presidências estaduais e coordenadores das 26 seccionais da Undime. A reunião contou com o apoio do Sebrae e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). No decorrer dos dois dias, 8 e 9 de dezembro, a programação pautou debates com a participação do Sebrae com foco em uma abordagem estruturada da instituição para o Ensino Fundamental nos municípios e parcerias transformadoras na Educação Integral; e com representantes do UNICEF sobre avanços e perspectivas da Busca Ativa Escolar para 2026. Na ocasião, foram apresentados os resultados da avaliação formativa e somativa da estratégia. A pauta contemplou ainda discussões sobre assuntos internos da instituição. A abertura do encontro, realizada na manhã da segunda-feira, 8 de dezembro, contou com a participação do presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação (DME) de Sud Mennucci/SP, Luiz Miguel Garcia; o vice-presidente e DME de Fortaleza/CE, Idilvan Alencar; o presidente da Undime/MT, Silvio Fidelis; a presidente e o vice-presidente da seccional da Undime Rio de Janeiro, Virgínia Rocha, DME de Nova Iguaçu/RJ e Osório Figueiredo de Souza, DME de Cachoeiras de Macacu/RJ, além de representantes do Sebrae. Sebrae apresenta iniciativas Ana Paula Papa Miranda, analista técnica da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae, apresentou um histórico das ações do Sebrae em relação à parceria com a Undime, falou também sobre os desafios da educação na próxima década e sobre a abordagem estruturada da Educação Empreendedora no âmbito dos estados, municípios e escolas. A representante do Sebrae falou ainda a respeito das soluções e iniciativas da instituição como o JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), programa do Sebrae focado em levar educação empreendedora para alunos do Ensino Fundamental, desenvolvendo habilidades como criatividade, autoconhecimento, coletividade e inovação através de cursos lúdicos e atividades práticas; o Prêmio Educador Transformador; o desafio Liga Jovem, entre outros. Ana Paula explicou que para cada público - estudantes, professores e gestores - o foco para trabalhar a educação empreendedora é um. Ainda durante o momento dedicado ao Sebrae, os participantes tiveram a oportunidade de escutar o relato de um case de sucesso da Região Serrana/RJ e também de conhecer e ter mais informações sobre o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, cujo eixo 6 é voltado à Educação. Pelo Sebrae participaram também Antonio Carlos Kronemberger, gerente de Educação do Sebrae RJ; Raquel Mattos Stumm, analista técnica e Alessandra Jaccoud, agente local de inovação da Educação (ALI Educação), ambas do Escritório da Região Serrana I - Nova Friburgo, do Sebrae RJ; Cecília Oliveira Cipriano, analista técnica da UDT do Sebrae Nacional; e Mateus Bernardino Neto, consultor ALI Educação. UNICEF e a Busca Ativa Escolar No início da tarde da segunda-feira, 8 de dezembro, Mônica Dias, chefe de Educação, e Júlia Ribeiro, especialista de Educação, ambas do UNICEF Brasil, apresentaram as principais ações que vêm desenvolvendo com o objetivo de promover o direito à educação no país. Entre os destaques trataram da educação socioambiental e preparação para enfrentar situações de emergências climáticas; avanços da conectividade das escolas; Busca Ativa Escolar, com foco nos resultados, desafios e impactos na rematrícula; proteção contra violências e fortalecimento da rede de proteção; educação inclusiva e tecnologias acessíveis; a atualização dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil, entre outros. Além disso, finalizaram com uma apresentação de boas práticas dos estados de Alagoas, Pará e Pernambuco na Busca Ativa Escolar, para garantir que todas as crianças e adolescentes tenham acesso, aprendam e permaneçam na escola. Assuntos internos A programação da terça-feira, 9 de dezembro, começou com uma ação de cultura. A atriz Amara Hartmann, que atualmente está no ar na novela “Dona de Mim”, da rede Globo, esteve junto ao grupo e proporcionou um momento de cultura com a contação do livro “Lia Roxa e a Matinta Pereira”. A história aborda questões relacionadas a bullying, folclore nacional, novas formações de família e a confiança nos amigos e professores. Na sequência, os membros do Conselho Fiscal da Undime fizeram a leitura da ata da última reunião do grupo, realizada em novembro de 2025. O documento analisa os balanços contábeis do primeiro semestre do ano e do 20º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado em julho, e apresenta sugestões de ações. Estiveram presentes o secretário de Finanças, presidente da Undime Bahia e Dirigente Municipal de Educação de Aratuípe/BA, Anderson Passos; e os membros do Conselho Fiscal, a presidente da Undime Roraima, Dirigente Municipal de Educação de Pacaraima/RR, Alsione Sulbaran; o presidente da Undime Tocantins, Dirigente Municipal de Educação de Sucupira/TO, Humberto Castilho; Ana Paula Nunes da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Princesa Isabel/PB e presidente da Undime/PB; José Marques Aurélio de Souza, Dirigente Municipal de Educação de Jucás/CE e presidente da Undime/CE; Samuel dos Santos Silva, Dirigente Municipal de Educação de Tatarugalzinho/AP e presidente da Undime/AP; e Alysson Bestene Lins, Dirigente Municipal de Educação de Rio Branco/AC e presidente da Undime/AC. A Comunicação da Undime também foi debatida durante a reunião. A secretária da pasta, Anderlúcia Castro, Dirigente Municipal de Educação de Anicuns/GO; e a suplente, Shirliane Sampaio, Dirigente Municipal de Educação de Igarapé Grande/MA, tiveram a oportunidade de relatar as últimas ações relacionadas à área, como a formação “Geração Futura Undime”, voltada para o fortalecimento das práticas de comunicação nas seccionais, que reuniu assessores e comunicadores, com formação em jornalismo, de diferentes regiões do país em uma imersão de dois dias, com oficinas, dinâmicas e atividades práticas (saiba mais aqui). O Encontro Nacional de Gestores de Comunicação – Educação Pública para Transformar Vidas, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e a reunião com integrantes das equipes de comunicação das seccionais também foram experiências relatadas, além das demandas, sugestões e propostas de encaminhamento decorrentes desses eventos. O grupo debateu ainda sobre ações e encaminhamentos relacionados a ações, programas e políticas públicas. O próximo encontro presencial do Colegiado Ampliado da Undime está previsto para o mês de março de 2026. O grupo permanece com encontros virtuais mensais. Confira o álbum com as fotos do evento. Fonte/Fotos: Undime