Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime participa da cerimônia de Premiação do Selo Petronilha para as relações étnico-raciais 2025

Todas as notícias Categorias

10/11/2025Undime

Undime participa da cerimônia de Premiação do Selo Petronilha para as relações étnico-raciais 2025

Evento aconteceu na quinta-feira (6), em Brasília


A Undime marcou presença, na quinta-feira, 6 de novembro, na cerimônia de entrega do Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva a redes de ensino de todo país. A instituição foi representada pelo presidente, Luiz Miguel Garcia, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Sud Mennucci/SP. O evento aconteceu no Ministério de Minas e Energia, em Brasília, e foi transmitido ao vivo pelo canal do Ministério da Educação no YouTube.

Confira aqui o vídeo com a íntegra da cerimônia.

A condecoração reconhece o compromisso das secretarias premiadas com a implementação de políticas educacionais que promovem uma educação antirracista, inclusiva e voltadas à equidade racial e quilombola. 

Para o presidente da Undime, “o movimento de mobilização para inscrição no Selo foi uma coisa bonita e inédita de se ver”. Luiz afirmou que a Undime se compromete sempre cada vez mais a fazer com que isso seja apenas um marco inicial desse processo de reconhecimento e de valorização de ações como essas.

As presidentes das seccionais da Undime Rio de Janeiro, DME de Nova Iguaçu/RJ, Virgínia Rocha; e da Undime Pará, DME de Moju/PA, Sandra Helena Ataíde de Lima, foram contempladas com o Selo, e também participaram do evento.

Ao todo, o selo certificou 436 redes de ensino, sendo 428 municipais e oito estaduais. Dessas, 20 redes também receberam R$ 200 mil para o fortalecimento de suas ações educacionais. A premiação foi instituída em homenagem à professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, renomada educadora, pesquisadora e ativista brasileira, cuja carreira é marcada pela luta contra o racismo e pela promoção de uma educação inclusiva.

Conheça os trabalhos contemplados pelo Selo Petronilha, clique aqui.

Para serem consideradas elegíveis ao recebimento do destaque nacional, as secretarias precisaram atender aos seguintes critérios básicos: aderir à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq); ter participado do Diagnóstico de Equidade entre 21 de março a 10 de julho de 2024; e atingir pontuação mínima de 60 pontos para redes estaduais ou 50 pontos para redes municipais no Índice de Formação ERER/EEQ. 

 


Selo – 
O Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva é uma iniciativa do MEC, especificamente da Diretoria de Políticas de Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (DIPERQ/Secadi). O selo visa à implementação da Lei nº 10.639/2003 (modificada pela Lei nº 11.645/2008), que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da história e das culturas afro-brasileira e indígena nos ensinos fundamental e médio.

Também participaram da cerimônia o ministro da Educação, Camilo Santana; a professora Petronilha Gonçalves; a secretária da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), Zara Figueiredo; a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo dos Santos; a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; a vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Hélvia Paranaguá; além de outras autoridades.

 

Fonte: Undime com informações do MEC
Fotos: Undime


Parceria institucional