Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Notícias Undime > Undime e Sebrae realizam estudo sobre educação empreendedora

Todas as notícias Categorias

11/01/2023Undime

Undime e Sebrae realizam estudo sobre educação empreendedora

Prazo para responder ao levantamento online foi prorrogado para 13 de janeiro

 

 

A Undime e o Sebrae Nacional estão preparando um mapeamento com as Secretarias Municipais de Educação acerca da implantação da Educação Empreendedora nos municípios de todo o país. Os dados obtidos serão utilizados para diagnóstico territorial, estadual e nacional, a fim de potencializar as parcerias entre Sebrae e Undime, visando a melhoria da qualidade da educação brasileira.

O questionário é simples, rápido e deve ser respondido por Dirigentes Municipais de Educação e equipes técnicas das Secretarias Municipais de Educação até o dia 13 de janeiro, sexta-feira. Para ter acesso ao link é preciso solicitar à seccional da Undime em seu estado. Link: http://undime.org.br/noticia/seccionais

O presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, explica o porquê as duas instituições pretendem mapear o cenário da educação empreendedora nas redes municipais de educação. “Nosso objetivo é proporcionar a todos os municípios a cultura da educação empreendedora, para contribuir no fortalecimento da autonomia de professores e alunos, bem como para a melhoria da educação como um todo”, afirma Garcia.

A gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Nacional, Elizabeth Holanda, ressalta que “a Undime é um parceiro fundamental para a implantação da Educação Empreendedora no Brasil. Essa pesquisa nos dará um retrato da realidade atual nos municípios, para que seja traçada uma estratégia de atuação conjunta entre as instituições e criar sinergias para uma educação cada vez mais empreendedora em nossas escolas”.

Sobre a Educação Empreendedora

A Educação Empreendedora é uma abordagem ao ensino e à aprendizagem que favorece, por meio de práticas e estratégias pedagógicas, o desenvolvimento das competências empreendedoras dos gestores, professores e estudantes. Essa abordagem possibilita que esses atores possam identificar oportunidades, valorizar ideias, agir com criatividade, desenvolver autoconhecimento e resiliência, mobilizar recursos e pessoas, planejar e gerir projetos – no âmbito pessoal ou profissional – trabalhar em equipe e aprender com a experiência. Esse processo promove o “pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”, objetivos da educação nacional definidos pela Constituição Federal.

Fonte: Undime


Parceria institucional