Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime: 37 anos de articulação, mobilização e integração de Dirigentes Municipais de Educação

Todas as notícias Categorias

10/10/2023Undime

Undime: 37 anos de articulação, mobilização e integração de Dirigentes Municipais de Educação

Instituição completa, neste dia 10 de outubro, 37 anos de atuação em defesa da educação pública com qualidade social

 

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), associação sem fins lucrativos, foi fundada em 10 de outubro de 1986. A entidade é composta por Dirigentes Municipais de Educação (DME) em exercício, isto é, aqueles que exercem a função de secretário municipal de educação são considerados membros natos, enquanto membros efetivos são aqueles inscritos na seccional de seu estado.

A instituição tem como missão articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação e o Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal, para construir e defender a educação pública, sob a responsabilidade dos municípios e do Distrito Federal, com qualidade social.

Como princípios, a Undime tem: a democracia capaz de garantir a unidade de ação institucional; a afirmação da diversidade e do pluralismo; a gestão democrática baseada na construção de consensos; a aplicação dos recursos públicos de maneira lícita e transparente; as ações pautadas pela ética, transparência, legalidade, impessoalidade, economicidade, eficácia e eficiência; a autonomia perante aos governos, partidos políticos, credos e a outras instituições; e a visão sistêmica na organização da educação, fortalecendo o regime de colaboração entre os municípios, os estados e a União.

A instituição respeita e representa a diversidade do país, ao reunir os gestores dos 5.568 municípios brasileiros. Ao longo destes 37 anos, a Undime tem se legitimado como instância representativa da educação pública nos municípios brasileiros, desempenhando papel essencial nos processos de discussão, formulação e implementação de políticas públicas de educação.

O presidente da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, comenta sobre como a instituição tem sido essencial e tem se reafirmado como referência nacional quando o assunto é educação pública. “A Undime está sempre buscando fortalecer a atuação de cada Dirigente Municipal de Educação, sem distinções entre pequenos, médios e grandes municípios. Neste dia, em especial, parabenizamos todos os Dirigentes Municipais de Educação, equipes técnicas das secretarias e a todos e todas que fazem o dia a dia da Undime em todos os estados brasileiros”.

Nesse sentido, entre os objetivos da instituição, estão a promoção da ética, a cultura de paz, a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais; a defesa da educação básica de qualidade como direito público; proposição de mecanismos para assegurar, prioritariamente, a educação básica numa perspectiva municipalista, buscando universalizar o atendimento, o ensino de qualidade e a escola pública; participação na formulação de políticas educacionais, fazendo-se representar em instâncias decisórias, acompanhando suas aplicações nos planos, programas e projetos correspondentes; incentivo à formação dos dirigentes municipais de educação para que, no desempenho de suas funções, contribuam decisivamente para a melhoria da educação pública; e a luta pela autonomia municipal.

Em cada estado, os responsáveis pela educação nos municípios se organizam em seccionais da Undime para intensificar a comunicação e acelerar processos de mobilização. Além de promover as ações da Undime, as seccionais trabalham em articulação com os princípios e as diretrizes da nacional.

Para o vice-presidente nacional, Silvio Fidelis, presidente da Undime/MT e Dirigente Municipal de Educação de Várzea Grande/MT, o momento é de agradecer. “Parabéns, Undime! Há 37 anos fazendo a diferença e prestando o apoio necessário a todos os dirigentes de educação do país. Gratidão a todos que iniciaram e os que dão continuidade a este importante trabalho”.

 

Fonte: Undime


Parceria institucional