Você está aqui: Página Inicial > Notícia > FNDE repassa a segunda e a terceira parcela do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar

Todas as notícias Categorias

08/05/2023Undime

FNDE repassa a segunda e a terceira parcela do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar

Recursos destinam-se a despesas diversas do transporte dos estudantes, como manutenção dos veículos e pagamento de taxas e combustível

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) repassou, na última semana, os valores referentes à segunda e à terceira parcela do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate). Desde janeiro, já foram transferidos R$ 178,78 milhões a estados, municípios e Distrito Federal por meio do programa, sendo R$ 138,29 milhões nesses últimos repasses.

Os recursos financeiros do Pnate são destinados a custear despesas diversas de manutenção dos veículos escolares, como serviços de mecânica, recuperação de assentos e aquisição de pneus e câmaras. Também podem ser utilizados para a aquisição de combustível, pagamento de seguro, licenciamento e taxas, além da contratação de serviço terceirizado de transporte dos estudantes.

A transferência é automática, sem necessidade de convênio, e os valores são enviados em dez parcelas anuais, de fevereiro a novembro. O cálculo do montante destinado aos entes federados é baseado no número de alunos residentes em áreas rurais que necessitam do transporte escolar em cada localidade, conforme o censo escolar do ano anterior, multiplicado pelo valor per capita definido pelo FNDE.

A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, destaca a importância do programa. “Sabemos que muitas famílias enfrentam dificuldade para levar seus filhos à escola todos os dias, especialmente aquelas que moram em áreas rurais ou de difícil acesso. Por isso, o Pnate é fundamental, pois ele garante o transporte desses estudantes, permitindo que cheguem à escola com segurança.”

Segundo o coordenador-geral da Política do Transporte Escolar do FNDE, Djailson Dantas, é preciso que os entes federativos estejam com as prestações de contas em dia para receberem os recursos do Pnate. “Se os entes possuem alguma pendência ou irregularidade, devem realizar a regularização o mais depressa possível para não ficarem sem receber as parcelas do programa”, explica.

Para saber o valor repassado a cada estado ou município, acesse a página Monitore o Pnate, disponível no portal eletrônico do FNDE.

Fonte: FNDE

https://www.gov.br/fnde/pt-br/assuntos/noticias/fnde-repassa-a-segunda-e-a-terceira-parcela-do-programa-nacional-de-apoio-ao-transporte-do-escolar 


Parceria institucional