Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Edital aberto para bolsistas de pesquisa sobre transporte escolar

Todas as notícias Categorias

01/06/2023Undime

Edital aberto para bolsistas de pesquisa sobre transporte escolar

Há vagas para bolsas de graduação e mestrado; inscrições vão até 11 de junho
 

 

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Centro Colaborador de Apoio ao Transporte Escolar (Cecate), vinculado à Universidade Federal de Goiás (UFG), estão oferecendo vagas para bolsistas que atuarão na temática multidisciplinar do transporte escolar em institutos federais de ensino superior. O processo seletivo simplificado é divulgado e acompanhado pelo Serviço de Recursos Humanos da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape). Os interessados têm até 11 de junho para realizarem as inscrições.

As bolsas de estudos são destinadas a estudantes de graduação e mestrado interessados em aprofundar seus conhecimentos e contribuir para o aprimoramento da política pública de transporte escolar.

Graduação

A bolsa de graduação oferecida possui duração de 12 meses. O bolsista deverá ser estudante de graduação de instituição federal de ensino superior e realizar resultados bimestrais, totalizando seis entregas ao longo da vigência da bolsa, sendo cinco parciais, apresentando o andamento do projeto, e uma entrega final, com todo o resultado da pesquisa sobre o tema proposto no projeto.

Mestrado

Já a bolsa de mestrado tem duração de 18 meses. Neste período, é obrigatório que os bolsistas sejam estudantes de mestrado em instituição federal de ensino superior. Os alunos deverão realizar entregas de pesquisas trimestrais, totalizando oito ao longo da vigência da bolsa, sendo sete entregas parciais, mostrando o andamento do projeto, e uma entrega final, com todo o trabalho desenvolvido.

“Esta é uma oportunidade única de fazer parte de um projeto de parcerias que busca o desenvolvimento de ações e pesquisas no âmbito dos nossos programas de transporte escolar, o Programa Caminho da Escola e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate). Juntos vamos fortalecer e promover melhorias na educação básica do país”, destaca o coordenador-geral da Política do Transporte Escolar do FNDE, Djailson Dantas.

“Os candidatos selecionados atuarão como bolsistas de pesquisa e contribuirão para o avanço do conhecimento no campo do transporte escolar, além de terem a oportunidade de vivenciar um ambiente de aprendizado e troca de experiências com outros profissionais da área”, explica a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba.

Para se inscrever e saber mais sobre o edital, basta acessar o site da Funape https://funape.org.br/novo/transparencia/processo_seletivo.php e clicar no tópico Processo Seletivo Simplificado nº22/2023.

 

Fonte e foto: FNDE

https://www.gov.br/fnde/pt-br/assuntos/noticias/edital-aberto-para-bolsistas-de-pesquisa-sobre-transporte-escolar 


Parceria institucional