Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > 15º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação > PME precisa ter avaliação e monitoramento sistemático

Todas as notícias Categorias

18/06/2015Undime

PME precisa ter avaliação e monitoramento sistemático

O objetivo é acompanhar os avanços da sociedade e das diversas realidades ao longo dos anos

“Estamos implantando uma nova cultura na educação”, afirma Leocádia da Hora, representante do Conviva, ao falar sobre os processos de avaliação e monitoramento dos Planos Municipais de Educação (PME). Isso, observa, porque até há bem pouco tempo o país encarava as análises como uma etapa final. “Fim do ano letivo, fim da gestão. Mas agora a gente sabe que a avaliação tem de ser sistemática”.

Como a vigência do PME é de dez anos, Leocádia defende que a nova forma de olhar para o planejamento e a gestão da educação precisa estar atenta aos indicadores e demandas que irão surgir. “Será necessário adaptar as metas e estratégias às novas realidades. E é importante que isso seja feito coletivamente”, pontua.

A ideia de coletividade é um denominador comum para Carlos Sanches, assessor técnico da Undime para quem o PME permite avanços efetivos dentro da política pública de educação. “Eles são a possibilidade de traduzir para a realidade o sonho de toda uma sociedade, por isso, devem ser construídos de maneira democrática”.

A representante do Conviva destaca que para alcançar esse objetivo é fundamental monitorar os PME. “Os prazos para isso têm de ser curtos. O resultado do monitoramento vai alimentar a avaliação. Se as estratégias e as ações forem monitoradas, quando chegarmos à avaliação teremos um resultado diferente”, afirma.

Conviva – A plataforma Conviva Educação oferece uma nova funcionalidade aos municípios: a ferramenta do Plano Municipal de Educação. Por ele, os gestores municipais poderão formatar seus planos e acompanhar com freqüência a implementação e o desenvolvimento de cada uma das metas. “O Conviva traz uma possibilidade real para que cada município possa acompanhar a execução das metas, mas, principalmente, possibilita a democratização da informação sobre a execução do PME”, destaca Sanches.

O Conviva é um ambiente virtual gratuito voltado a apoiar a gestão dos municípios. Saiba mais em: http://convivaeducacao.org.br/

Autor: Kalinka Iaquinto para Undime


Parceria institucional