Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Desafios das políticas educacionais são destaque do Fórum Estadual da Undime/ AC

Todas as notícias Categorias

31/07/2018Undime

Desafios das políticas educacionais são destaque do Fórum Estadual da Undime/ AC

A quarta edição do Fórum Extraordinário da Undime Acre, realizada nos últimos dias 17 e 18 de julho, na capital do estado, foi marcada pela defesa das políticas públicas educacionais e manutenção das creches na educação infantil.

Citando as articulações para retirada das creches do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo/CE e Presidente da Undime, Alessio Costa Lima, deixou clara a posição contrária da instituição sobre a possibilidade de tais mudanças. “Vamos lançar uma grande campanha em defesa da creche para a sua permanência integrada ao sistema de ensino e com financiamento do Fundeb”, afirmou.

Durante a explanação, o dirigente da Undime traçou um panorama sobre o andamento de programas em vigor na área da educação e sobre os debates atualmente em tramitação no Congresso. Abordando o Regime de Colaboração entre a União, Estados, Distrito Federal e Municípios, tema central do evento, o professor expôs os principais benefícios deste modelo de cooperação, que privilegia uma visão sistêmica para alcançar um propósito coletivo em áreas como formação profissional, implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o transporte escolar, por exemplo.

A programação ainda incluiu discussões sobre a implementação do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) nos municípios acreanos, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sobre como promover a (re)elaboração do currículo de referência único para o Estado do Acre. Na pauta, foram incluídas palestras sobre o uso do Conviva Educação para promover a gestão ampliada, o Programa Mais Alfabetização e da Plataforma do Busca Ativa Escolar, dentre outros.

Além do professor Alessio e da Dirigente Municipal de Educação do município Senador Guiomard/ AC e presidente da Undime/ AC, Francisca Marcia da Silva Holanda, o IV Fórum do Acre, um dos últimos Fóruns Estaduais promovidos pelas Seccionais da Undime, contou com a presença da prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, do prefeito de Senador Guiomard, André Maia, do professor da Universidade Federal do Acre, Mark Clark, e da representante do Governo do Estado, Núbia Cavalcante.

Reunindo mais de 100 participantes, o evento estadual também registrou a presença Dirigentes Municipais de Educação dos 22 municípios do Acre, equipes técnicas das secretarias de educação, profissionais e acadêmicos da área da Educação, do Ministério da Educação (MEC), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Comunidade Educativa CEDAC e da Secretaria Estadual de Educação.

Fonte: Undime / Fotos: Undime/ AC

 

 


Parceria institucional