Você está aqui: Página Inicial > Fique Atento > Notícias Undime > Conviva promove videoconferência sobre avaliação no Ensino Fundamental

Todas as notícias Categorias

30/09/2019Undime

Conviva promove videoconferência sobre avaliação no Ensino Fundamental

 

Transmissão será realizada nesta terça-feira (1º)

Para iniciar as atividades do mês de outubro, o Conviva Educação realiza nesta terça-feira (1º), uma videoconferência sobre avaliação no Ensino Fundamental, a partir do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O debate vai contar com a participação do presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP), e Carlos Roberto Pinto de Souza, diretor de Avaliação da Educação Básica, do Inep.

A transmissão será realizada pelo canal do Conviva no YouTube e poderá ser acompanhada também na área destinada a videoconferências da plataforma. Para assistir é só acessar o link http://bit.ly/2FvHsAJ a partir das 16 horas (horário de Brasília).

O interessados em participar podem enviar as perguntas antecipadamente por meio do link http://bit.ly/2kML9NP. A ideia é que a equipe do Conviva possa organizar para que as perguntas sejam respondidas durante a transmissão.

As provas do Saeb 2019 começarão a ser aplicadas nas escolas, em 21 de outubro. As avaliações de português e matemática serão para todos os estudantes de 5º e 9º anos do ensino fundamental e de 3ª e 4ª séries do ensino médio das escolas públicas. Para preservar a comparabilidade e a série histórica do Saeb, o conteúdo será baseado na matriz vigente. Uma amostra de estudantes do 9º ano de escolas públicas e privadas fará os testes de ciências da natureza e ciências humanas com referência na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2017. A BNCC também será a referência para a avaliação dos alunos do 2º ano do ensino fundamental, que também participarão do Saeb pela primeira vez.

O Saeb permite produzir indicadores educacionais de regiões, unidades da Federação e, quando possível, de municípios e escolas do Brasil. O sistema de avaliação externa de larga escala também permite avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada nos diversos níveis governamentais; subsidiar a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas em educação baseadas em evidências; e desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional. As médias de desempenho do Saeb, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Fonte: Undime com informações do Inep


Parceria institucional