Você está aqui: Página Inicial > Undime na mídia > Presidente da Undime, professor Luiz Miguel Martins Garcia destaca os desafios da gestão

Todas as notícias Categorias

28/10/2019Undime

Presidente da Undime, professor Luiz Miguel Martins Garcia destaca os desafios da gestão

Durante a realização do 17º Fórum Nacional da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), realizado em agosto deste ano, foi eleita a nova diretoria executiva da instituição. Por unanimidade, o professor Luiz Miguel Martins Garcia, dirigente municipal de educação da cidade de Sud Mennucci, São Paulo, foi eleito como o novo diretor da instituição.

Luiz Miguel possui graduação em Letras, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), mestrado em Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e doutorado em Linguística Aplicada, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Além disso, tem experiência acadêmica nas áreas de Linguística, Linguística Aplicada, Literatura, Linguagem Jurídica e Comunicação e Expressão.

A TV ESCOLA esteve presente ao 17º Fórum e a jornalista Amanda Mustafa, da revista eletrônica Rede Escola, entrevistou o professor sobre os desafios da gestão que se inicia. O CONEXÃO ESCOLAS transcreveu, abaixo, a entrevista na íntegra.

Acompanhe:

REDE ESCOLA – Quais são os desafios de sua gestão?

Luiz Miguel Martins Garcia – Temos um grande desafio, no momento, que é a questão do financiamento da Educação, uma questão fundamental nesta gestão. Há também o Plano Nacional de Educação, que está na metade do seu desenvolvimento, cujos desafios precisam ser efetivados, bem como uma série de questões estruturais, que diz respeito às relações do regime de colaboração entre união, estados e municípios.

REDE ESCOLA – Como o senhor avalia o cumprimento do Plano Nacional de Educação nos municípios brasileiros?

Luiz Miguel Martins Garcia – Há muitos avanços. É importante separar os pequenos dos grandes municípios. Por exemplo, a oferta de vagas na educação nos pequenos municípios é mais equacionada do que nos maiores. Em contrapartida, os pequenos enfrentam desafios muito mais prementes, pela sua própria estrutura menor, em relação à formação, capacitação e qualificação docente. O cumprimento do Plano Nacional de Educação envolve vários desafios que se colocam frente ao financiamento da educação. Em suma, é importante compreender que temos uma ferramenta de planejamento fundamental e que ela precisa ser olhada como meta, como plano de trabalho.

REDE ESCOLA – O papel da Undime continua o mesmo nesta nova gestão?

Luiz Miguel Martins Garcia – A Undime congrega dirigentes e gestores municipais de Educação que têm o desafio de sincronizar os trabalhos em suas redes. O processo de gestão demanda planejamento e ações estratégicas. E demanda também o processo de financiamento. O trabalho educacional não tem sentido se não promover a aprendizagem, o desenvolvimento, a construção de novos saberes, a inclusão daqueles que estão fora do processo. É preciso garantir uma educação que promova transformações, avanços.

REDE ESCOLA – Então a articulação com o Ministério da Educação segue prioritária?

Luiz Miguel Martins Garcia – Não só com o Ministério da Educação, como também com os governos estaduais e as instituições do terceiro setor. É muito importante destacar as ações em regime de colaboração, isso é constitucional. A Undime responde pelo ente município na relação união-estados-municípios. É uma representante que tem um desafio muito grande. Tem o desafio de trabalhar com 5.570 municípios, enxergando suas demandas e necessidades dentro da diversidade que é o Brasil.

REDE ESCOLA – O trabalho do dirigente municipal é de suma importância neste contexto?

Luiz Miguel Martins Garcia – O dirigente municipal de Educação tem que buscar formas criativas para que possamos avançar na oferta de uma educação de qualidade. Tivemos um período no qual o maior desafio era incluir os estudantes na escola. Podemos dizer que, de alguma forma, houve um avanço muito grande neste sentido. Hoje, temos um percentual muito alto, sobretudo na faixa etária dos 4 aos 16 anos, de crianças e jovens na sala de aula. Atualmente, o grande desafio é garantir a qualidade, é garantir que a aprendizagem seja efetiva, isso se dá pelo trabalho de organização, planejamento, acompanhamento e, sobretudo, de respeito ao ordenamento legal e às necessidades de cada população.

Fonte/ Foto: TV Escola

https://bit.ly/2MRFNfq 


Parceria institucional