Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime na mídia > Acre adere à Busca Ativa Escolar

Todas as notícias Categorias

27/09/2019Undime

Acre adere à Busca Ativa Escolar

Solenidade será realizada com a presença de autoridades estaduais, Unicef e parceiros

A Secretaria de Educação do Acre realiza, no próximo dia 1º de outubro, a solenidade de adesão do Governo do Estado à iniciativa de Busca Ativa Escolar, ação que é parte da campanha Fora da Escola Não Pode!, realizada pelo Unicef, Undime, Conasems e Congemas. A Busca Ativa Escolar é uma das ferramentas que o Governo do Estado do Acre adotará para implementar a iniciativa e ampliar a escala de seus impactos.

A solenidade contará com a presença de Wherles Rocha, vice-governador do Acre; Mauro Sérgio Cruz, secretário estadual de Educação, Cultura e Esporte; Clarie Maria C. Cameli, secretária estadual de Assistência Social dos Direitos Humanos e das Políticas para as Mulheres; Mônica Machado, secretária estadual de Saúde; Paulo Cézar R. dos Santos, secretário estadual de Justiça e Segurança Pública; Iris Célia C. Zanini, presidente do Conselho Estadual de Educação; Nicolau Junior, presidente da Assembleia Legislativa do Estado; Ricardo Coelho de Carvalho, promotor de Justiça Especializada de Defesa da Educação de Rio Branco (MPAC), Anyoli Sanabria, coordenadora do Unicef no território Amazônico; além de secretários(as) municipais e coordenadores dos núcleos da Secretaria de Educação estadual, entre outras autoridades locais.

Nos dias 30 de setembro e 2 de outubro, a Secretaria Estadual de Educação e o Unicef realizam uma formação sobre a metodologia da Busca Ativa Escolar, com a presença de representantes da Educação de todos os municípios do Estado. Com a adesão, o Governo do Estado vai atuar com os profissionais do Estado (escolas) trabalhando em parceria com os municípios como técnicos verificadores, reforçando a equipe municipal na identificação de adolescentes cuja competência é do Estado, e supervisores estaduais por regionais (são cinco regionais no Acre), para busca de vaga e rematrícula.

Na prática, o governo apoiará as redes municipais, fortalecendo a aprendizagem do estudante desde a educação infantil para que ele chegue ao ensino médio com as habilidades necessárias à sua formação. Além da Busca Ativa Escolar de âmbitos estadual e municipal, serão acompanhados também o desenvolvimento da iniciativa Trajetórias do Sucesso Escolar, uma estratégia do Unicef voltada ao combate à cultura do fracasso escolar e à distorção idade-série.

A Busca Ativa Escolar é requisito do Selo UNICEF para que os municípios inscritos recebam essa certificação no próximo ano. Os dados de educação revelam que o Governo tem feito avanços importantes na educação e que esforços adicionais são necessários para conseguir avançar no combate a evasão escolar. O Unicef busca contribuir para esses avanços por meio da Busca Ativa Escolar, dos Indicadores da Qualidade na Educação (Indique) – instrumento de autoavaliação institucional que visa ao envolvimento de toda a comunidade escolar em processos de melhoria da qualidade educativa – e do Selo Unicef.

De acordo com a Pnad/2015, mais de 26.103 crianças encontravam-se fora da escola no Acre (11,3%) e, de acordo com o Censo Escolar, 49.970 (26,9%) encontram-se em situação de distorção idade-série.

Busca Ativa Escolar – A iniciativa Busca Ativa Escolar é uma solução tecnológica e uma metodologia inovadora por meio da qual o Unicef, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) apoiam os municípios na identificação das crianças e dos adolescentes que estão fora da escola, ajudando-os a voltar às salas de aula, permanecer e aprender.

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. A Busca Ativa Escolar possibilita ao Estado, a partir das informações produzidas pelos municípios, identificar as principais causas da exclusão escolar e os territórios mais vulneráveis, colaborando para o planejamento de políticas públicas específicas visando ao enfrentamento da situação. Bem como garantir a rematrícula dos meninos e meninas sob responsabilidade educacional do Estado.

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social e Planejamento – dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola.

Agenda
O quê: Solenidade de adesão do Governo do Estado à Busca Ativa Escolar
Quando: Terça-feira 1º de outubro, às 9h
Onde: Auditório da Secretaria de Estado de Educação, rua Rio Grande do Sul, 1907

O quê: Formação Busca Ativa Escolar
Quando: Segunda-feira 30 de setembro e quarta-feira 2 de outubro, das 9h às 17h
Onde: Auditório da Secretaria de Estado de Educação, rua Rio Grande do Sul, 1907

Fonte: Unicef/ Foto: Unicef, BRZ, Ratão Diniz

https://uni.cf/31mTTcC 


Parceria institucional