Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Debate da Nova Escola aponta principais desafios das Secretarias de Educação

Todas as notícias Categorias

27/07/2018Undime

Debate da Nova Escola aponta principais desafios das Secretarias de Educação

Planejar, organizar, estudar e mapear demandas da rede de ensino. Estes são os passos básicos a serem seguidos por um Dirigente Municipal de Educação para garantir uma boa gestão, de acordo com o Presidente da Undime, Alessio Costa Lima. Convidado especial da videoconferência realizada pelo Conviva Educação e Nova Escola na tarde da quarta-feira (25), em São Paulo, o Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo/ CE debateu os desafios enfrentados durante a rotina profissional de dirigentes e técnicos de secretarias de educação.

Com ampla experiência em docência e gestão educacional, Alessio apontou o planejamento do ensino de sua rede e a avaliação da capacidade de oferta e de docentes disponíveis como etapas fundamentais para chegar às demandas mais urgentes e prioritárias, subsidiando a articulação juntos às Prefeituras. Explicando o uso da plataforma Conviva Educação, o professor contou como a iniciativa pode atuar como aliada dos profissionais da educação.

“O Conviva vem justamente ajudar gestores, sobretudo aqueles que precisam lidar com um grande volume de dados, sistematizando informações e oferecendo várias ferramentas tecnológicas que ajudam o município a se organizar à medida que as informações vão surgindo e que estas são demandadas. A partir do Conviva é possível entender as principais áreas de atuação, onde estão as maiores lacunas, tanto de aprendizagem quanto relacionada à organização de sistema de ensino, gestão e quanto na área orçamentária e financeira do município”, afirmou.

Criada pela Undime em parceria com outros 13 institutos e fundações, o Conviva Educação é um sistema de gestão gratuito voltado ao Dirigente Municipal de Educação e às equipes técnicas das secretarias. Atualmente, conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME).

A palestra, na íntegra, pode ser assistida aqui.

Fonte: Undime


Parceria institucional