Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Destaque > Notícias Undime > Delegações de todos os estados participam do 1º encontro de formação do programa de apoio à implementação da BNCC

Todas as notícias Categorias

27/03/2018Undime

Delegações de todos os estados participam do 1º encontro de formação do programa de apoio à implementação da BNCC

 

Cerca de 800 pessoas, de todos os estados brasileiros, estão reunidas essa semana em Brasília para participar do 1º Encontro de Formação do programa de apoio à implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Educação Infantil e Ensino Fundamental. "O auditório cheio e repleto de pessoas interessadas e comprometidas com o processo de implementação da Base chega a impressionar. A cena é emocionalmente e reflete o compromisso que todos nós temos em fazer a educação no país caminhar e ser cada dia melhor", comenta o presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), Alessio Costa Lima.

O evento formativo começou nesta segunda (26) e vai até quarta-feira (28). Na abertura oficial estavam presentes: a secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães de Castro; o secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli Soares da Silva; a vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e secretária de estado de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Cecilia Amendola da Motta; o presidente da Undime, Alessio Costa Lima; o presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCEE), Álvaro Moreira Domingues Juinor; e o presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Manoel Humberto Gonzaga Lima.

O secretário de Educação Básica do MEC falou sobre a mobilização que estados e municípios têm feito no sentido de discutir a Base e reforçou que a composição da mesa de abertura representa o ideal no que diz respeito ao regime de colaboração, onde estados, municípios, fóruns, conselhos e o próprio MEC estão em articulação.

Na mesma linha, o presidente da Undime fez questão de lembrar que o documento da Base foi e está sendo o maior exercício de regime de colaboração que o país tem feito no âmbito da educação. "Sem dúvida foi um processo participativo, democrático e transparente. Toda a sociedade pode contribuir, seja por meio dos seminários estaduais ou das audiências públicas que debateram a BNCC. A maior prova disso é que ela passou por dois governos e a sua essência foi preservada", disse Alessio. Ele lembrou ainda que "hoje estamos numa nova fase, a da implementação. Os desafios são outros, mas devemos trabalhar em regime de colaboração para que de fato esse documento saia do papel e chegue no chão da escola".

Ao dar as boas-vindas, a secretária executiva do MEC ressaltou que a Base vai se concretizar na prática. "Só na prática ela vai representar o direito à educação", disse Maria Helena ao acrescentar que o MEC pretende enviar ao Conselho Nacional de Educação (CNE), até o dia 3 de abril, a parte da Base referente ao Ensino Médio.

Na oportunidade, foram empossados os membros do Comitê Nacional da BNCC. No caso da Undime, tomaram posse: Alessio Costa Lima (presidente nacional); e os presidentes regionais Marli Regina Fernandes da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Apucarana/ PR (Sul); Vilmar Lugão de Britto, Dirigente Municipal de Educação de Jeronimo Monteiro/ ES (Sudeste); Maria Gorethi dos Santos Camelo, Dirigente Municipal de Educação de Apicum-Açu/ MA (Nordeste); e Marcelo Ferreira da Costa, Dirigente Municipal de Educação de Goiânia/ GO (Centro-Oeste). A região Norte se fará representada neste comitê pelo professor Bartolomeu Moura Junior, presidente da Undime Tocantins e Dirigente Municipal de Educação de Palmeirópolis (TO),

A programação do encontro segue até quarta-feira (28). Na tarde da segunda, todos ficaram reunidos para acompanhar as palestras referentes à proposta formativa e a plataforma para o Programa de Apoio à Implementação da BNCC; e sobre a BNCC e currículo. A partir do dia 27, os participantes se dividem em grupos de trabalho.

Fonte/ Fotos: Undime


Parceria institucional