Você está aqui: Página Inicial > Fique Atento > Notícias Undime > Undime é parceira da campanha do Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas

Todas as notícias Categorias

25/09/2019Undime

Undime é parceira da campanha do Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas

Data é celebrada no dia 10 de outubro; a intenção é levar o assunto para ser debatido nas escolas

O Brasil possui índices consideráveis de acidentes de trabalho. Números oficiais apontam a ocorrência média anual de 611 mil acidentes de trabalho, com cerca de 2,4 mil mortes e 15 mil incapacitações permanentes anuais. De acordo com a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), do Ministério da Economia, esses números seriam ainda maiores caso não houvesse problemas relacionados à insuficiência de registro e à subnotificação, assim como a não totalização de acidentes e doenças com servidores públicos, profissionais liberais, autónomos e outros.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre esse assunto, o dia 10 de outubro marca o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas. A data foi instituída por meio de lei específica - Lei 12.645/2012. "Esses acidentes de trabalho, além da tragédia familiar que representa ao trabalhador e sua família, com perda do ente querido, de renda familiar e de capacidade produtiva dos que ficam com sequelas, também tem um importante impacto nas contas orçamentárias da União, Estados e Municípios, afetando toda a sociedade brasileira", explica a organização da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat).

Nesse sentido, a intenção é levar o assunto para ser debatido nas escolas. A proposta da campanha é estimular a realização de aulas relacionadas à segurança e saúde no dia 10 de outubro. Sendo assim, a Secretaria de Inspeção do Trabalho preparou materiais para apoiar o trabalho dos professores nas diferentes etapas da Educação Básica.

O material é constituído por orientações aos professores, plano de aula, animações e cartilha de Saúde e Segurança no Trabalho (SST). Para ter acesso a ele basta acessar o link https://bit.ly/2kCyih7.

As atividades foram segmentadas para os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais), Ensino Fundamental (anos finais), Ensino Médio e EJA/Aprendizagem. Para cada um desses segmentos há um plano de aula para os professores, bem como orientações relacionadas ao tema, facilitando e possibilitando a disseminação das informações. São noções básicas e simples de segurança e saúde, com animação para suporte à aula, de duração de 3 a 5 minutos, apropriada a cada faixa etária.

Concurso

Como forma de estimular a participação, a Canpat 2019 propõe ainda a realização de um concurso entre os alunos, conforme regulamento especificado na página da Campanha.

O Concurso está segmentado da seguinte forma:
- Desenho, para os alunos da pré-escola e do Ensino Fundamental 1
- Frase, para os alunos do Ensino Fundamental 2
- Redação, para os alunos do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos – EJA e Aprendizes

Fonte: Undime com informações da SIT


Parceria institucional