Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Evento de 10 anos do QEdu traz dados inéditos sobre a aprendizagem dos estudantes e discute grandes desafios da educação brasileira no dia 30/11, em SP

Todas as notícias Categorias

23/11/2022Undime

Evento de 10 anos do QEdu traz dados inéditos sobre a aprendizagem dos estudantes e discute grandes desafios da educação brasileira no dia 30/11, em SP

Entre os painelistas confirmados estão o presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, DME de Sud Mennucci/SP

 

O QEdu completa 10 anos de existência em 2022, consolidado como um dos maiores portais de dados educacionais abertos do Brasil, com mais de 6 milhões de acessos por ano e presente em mais de 4 mil cidades. Para celebrar esse marco na trajetória do QEdu e discutir alguns dos grandes desafios da educação brasileira, como alta desigualdade e baixos índices de aprendizagem em matemática, no dia 30 de novembro, no Insper, em São Paulo (SP), será realizado o evento “10 anos de QEdu”, com a presença de pesquisadores, educadores e secretários de Educação. O evento é organizado pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), centro de pesquisas na área de Educação que, desde 2020, é gestor do QEdu e de suas plataformas: QEdu Gestão, QEdu Países e QEdu Analítico. A participação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas nesse link.  

Desde a sua criação, o QEdu tem contribuído para demonstrar a necessidade do uso de evidências nas tomadas de decisão em educação. Neste momento de transição de governos e de pós-pandemia, em que é preciso um olhar cuidadoso para a recomposição das aprendizagens dos estudantes e para questões como o abandono e a evasão escolares, a atuação do QEdu ganha ainda mais relevância. No evento, às 9 horas, serão apresentados dados inéditos sobre o percentual de estudantes com aprendizado adequado em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, tabulados a partir dos resultados deles no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021, além de dados sobre a educação técnica e profissionalizante no país. O objetivo é auxiliar a sociedade como um todo e, em específico, formuladores de políticas públicas, gestores e educadores na compreensão do atual cenário educacional brasileiro para que, a partir disso, possam ser discutidos caminhos para a solução dos desafios postos. Haverá ainda o lançamento de uma plataforma voltada a professores, para ajudá-los na elaboração de melhores avaliações em sala de aula.  Essa parte do evento terá transmissão ao vivo no YouTube do canal Futura.  

Além do lançamento de dados inéditos, a palestra de abertura terá Ernesto Faria, diretor-fundador do Iede; José Francisco Soares, professor emérito da UFMG e ex-presidente do Inep; e Olavo Nogueira, diretor-executivo do movimento Todos pela Educação, trazendo um panorama da educação básica brasileira e elencando prioridades para próximo governo.  

A programação, que vai até às 18h, conta ainda com quatro painéis de discussão sobre os seguintes desafios da educação brasileira: 1. Alta desigualdade; 2. Profissionalização da gestão; 3. Baixos índices de aprendizagem em matemática; e 4. Permanência Escolar. Os dois primeiros e os dois últimos acontecem de forma simultânea e é preciso optar por um deles no momento da inscrição. Acesse aqui a programação completa.

Entre os nomes confirmados nas mesas de discussão, estão Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP; Márcia Bernardes, presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Mairiporã/SP; e Maurício Holanda Maia, que foi secretário de educação de Sobral/CE e do Estado do Ceará. 

“O QEdu nasceu quando o país estava criando uma cultura de acompanhamento dos resultados das avaliações externas de aprendizagem. Hoje, 10 anos depois, devemos celebrar o impacto da plataforma e a contribuição no monitoramento do direito à educação”, afirma Ernesto Faria, diretor do Iede. “Mas, mais importante, devemos olhar também para os importantes desafios que estão postos e que o QEdu pode ajudar, como o combate às desigualdades educacionais”, completa. 

Evento 10 anos do portal QEdu
Quando: 30 de novembro de 2022, das 9h às 18h 
Onde: Insper (R. Quatá, 300, em São Paulo/SP) 
Programação completa e inscrições: QEdu 10 Anos (portaliede.com.br)
Transmissão da palestra de abertura no YotuTube do canal Futura: Canal Futura - YouTube

Fonte: QEdu (com alterações)


Parceria institucional