Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime reúne Colegiado Ampliado em Brasília

Todas as notícias Categorias

23/01/2023Undime

Undime reúne Colegiado Ampliado em Brasília

Este é o primeiro encontro de 2023 com o grupo que reúne a diretoria executiva nacional, presidentes e vice-presidentes estaduais

A Undime realiza, nesta segunda (23) e terça-feira (24), reunião do Colegiado Ampliado, grupo formado por dirigentes municipais de educação que integram a diretoria executiva nacional, os presidentes e vice-presidentes das 26 seccionais estaduais e o Distrito Federal. O encontro acontece em Brasília e marca o início das atividades de 2023.

"Esse é o nosso primeiro encontro do ano. Considero uma oportunidade única para alinharmos as nossas pautas e trocarmos experiências para os dias que teremos pela frente ao longo dos próximos meses. Esse momento presencial nos permite interações essenciais para pensarmos na melhoria da gestão da educação nos municípios", explicou o presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP.

Pela manhã, a pauta foi a Educação Empreendedora, com a realização de oficina por integrantes da equipe do Sebrae, a partir do objetivo de tornar o tema acessível a todos os profissionais da educação e estudantes da Educação Básica da rede pública de ensino, por meio do desenvolvimento de competências empreendedoras, a partir das competências socioemocionais.

Em sua fala o vice-presidente da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, ressaltou a importância da parceria institucional firmada com o Sebrae para fortalecer ações voltadas para o desenvolvimento da educação empreendedora nas redes municipais. "Sabemos que reunir o Colegiado Ampliado é um desafio complexo em função da logística necessária, uma vez que envolve deslocamento de dirigentes de todos os estados. Sendo assim, a parceria com o Sebrae tem sido fundamental no sentido de viabilizar uma agenda permanente de encontros que permitem dar continuidade a ações voltadas para a educação empreendedora e outros assuntos estratégicos para a Undime”.

A gerente da unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Nacional, Edleide Epaminondas, explicou que o projeto de educação empreendedora que desenvolvem tem muita ligação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). "Temos muito a entregar. O significado do empreendeder é tranversal a várias competências da Base, mas estamos diretamente ligados ao projeto de vida".

"Essa é uma agenda de vocês, Undime. Precisamos saber como podemos ajudá-los a desenvolverem esse tema na ponta. Não estamos falando necessariamente só sobre educação empreeendora, mas de todo o escopo do nosso trabalho como Sebrae", disse a analista técnica do Sebrae e gestora da parceria com a Undime, Manoela Alexandre.

No período da tarde, a pauta contemplou um breve relato feito pelos presidente e vice-presidente da Undime sobre as visitas realizadas, na última semana, no Ministério da Educação, nas secretarias de Educação Básica (SEB), de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase) e no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Para além disso, foi lançado o volume 2 do livro da Undime "Educação em movimento: o percurso histórico da BNCC até os novos currículos", cuja edição e publicação é de responsabilidade da Fundação Santillana. Baixe aqui o livro.

Busca Ativa Escolar

A estratégia Busca Ativa Escolar, desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a Undime e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) também foi pauta do encontro.

Mônica Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil; Julia Ribeiro, oficial da Área de Educação do UNICEF no Brasil; e Daniela Rocha Magalhães, oficial de Educação do UNICEF no Brasil estiveram presentes e conversaram com os dirigentes sobre a parceria da Undime com o UNICEF no âmbito da estratégia Busca Ativa Escolar com ações voltadas para o ano de 2023. Falaram sobre ações de mobilização e engajamento, desenvolvimento tecnológico, materiais de apoio e comunicação, apoio técnico aos municípios e ações de advocacy.

Homenagem

Ainda durante as atividades do dia, o presidente Luiz Miguel Garcia, e o vice-presidente, Alessio Costa Lima, prestaram homenagem às presidentes da Undime Santa Catarina, Patrícia Luders, e da Undime São Paulo, Márcia Bernardes, que em breve deixarão os cargos na instituição e as secretrarias municipais de educação de Blumenau/SC e Mairiporã/SP, respectivamente, para assumirem novos desafios na área da educação. A partir do mês de fevereiro, a Undime Santa Caratina será presidida por Alex Tardetti, Dirigente Municipal de Educação de São Lourenço do Oeste/SC; e a Undime São Paulo por Celso Iversen, Dirigente Municipal de Educação Porto Feliz/ SP.

Fonte/Foto: Undime


Parceria institucional