Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Sistema Saeb aberto para indicação das escolas indígenas

Todas as notícias Categorias

21/07/2021Undime

Sistema Saeb aberto para indicação das escolas indígenas

Secretarias devem indicar escolas que não participarão da avaliação devido às particularidades dos projetos político-pedagógicos. Prazo vai até 20 de agosto
 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta quarta-feira, 21 de julho, o formulário de escolas indígenas referente ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021. Por meio dessa funcionalidade, uma novidade do Sistema Saeb, as secretarias estaduais ou municipais de Educação devem informar ao Inep as escolas indígenas que não participarão da avaliação, em virtude das particularidades dos projetos político-pedagógicos.

Nas últimas edições, a indicação dessas escolas ocorreu por meio de envio do formulário via e-mail ao Inep. A nova forma de realizar esse procedimento, por meio do sistema, está prevista na Portaria n.º 250/21, publicada em 6 de julho, que estabelece as diretrizes para a realização do Saeb 2021.

As pastas devem fazer as indicações até o dia 20 de agosto. Para isso, o Inep elaborou um guia de acesso ao formulário, com orientações sobre o preenchimento. O documento está disponível no portal do Instituto. O Saeb será aplicado de 8 de novembro a 10 de dezembro, em todas as unidades da Federação.

Saeb – Realizado desde 1990 pelo Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. O Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no País, a partir de evidências.

Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes. Esses níveis são descritos e organizados de modo crescente, em escalas de proficiência de língua portuguesa e de matemática, para cada uma das etapas avaliadas. Os resultados de aprendizagem apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, aferidas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Confira o guia de acesso ao formulário

Confira a Portaria do Saeb 2021

Acesse o Sistema Saeb

Saiba mais sobre o Saeb

 

Fonte: Ministério da Educação

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/sistema-saeb-aberto-para-indicacao-das-escolas-indigenas 


Parceria institucional