Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime participa de Reunião da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena

Todas as notícias Categorias

21/06/2018Undime

Undime participa de Reunião da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena

A Undime foi uma das entidades a participar da I Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena, realizada em Brasília, durante os dias 19 e 20 de junho. Reunidos no Auditório do Ministério da Educação (MEC), integrantes de organizações debateram as 25 propostas priorizadas na II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (II Coneei), em março deste ano. O Dirigente Municipal de Educação de Tonantins/ AM e Presidente da Undime Amazonas, Edelson Penaforth Pinto, é representante da Undime na Comissão.

Ao longo dos dois dias de evento, foram debatidas, em seis eixos macros, questões relacionadas à valorização da categoria profissional do professor indígena, planos de cargos, carreiras e salários; criação e regulamentação de um sistema próprio de educação escolar indígena; formas de prover infraestrutura, transporte escolar, alimentação escolar; a elaboração dos Projetos Político-Pedagógicos Indígenas (PPPIs) e medidas para permitir o financiamento das políticas da área.

As proposições geradas no encontro foram convertidas em uma carta enviada ao Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, na qual reforçam o pedido de apoio para garantir a continuidade de programas e a inclusão de previsão do Plano de Implementação das Propostas aprovadas na II Coneei no plano orçamentário anual de 2019 e no Plano Estratégico do MEC, de 2019 em diante.

II Coneei

A II Coneei aconteceu em Brasília (DF), entre os dias 19 e 22 de março, com o tema “O sistema nacional de Educação Escolar Indígena: regime de colaboração participação e autonomia dos povos indígenas”. O evento contou com presença de pelo menos 600 delegados – entre indígenas, gestores, apoiadores – e mais de 90 convidados e observadores.


Parceria institucional