Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Frente de Formação se reúne em Brasília e ajusta últimos detalhes do Referencial do Profissional Docente

Todas as notícias Categorias

11/11/2019Undime

Frente de Formação se reúne em Brasília e ajusta últimos detalhes do Referencial do Profissional Docente

Na última sexta-feira (8), representantes da Undime participaram de mais um encontro da Frente Base Nacional da Profissão Docente, em Brasília. O trabalho aconteceu no âmbito da Agenda da Aprendizagem, documento construído em conjunto pelo Consed e Undime que aponta quais são as demandas consideradas urgentes para os estados e municípios no que se refere à educação.

A reunião teve a participação de técnicos de secretarias estaduais, representantes da Undime (um por região) e do Ministério da Educação. O presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, é um dos integrantes.

A Frente de Trabalho é coordenada pela secretária de Estado de Educação de Roraima, Leila Perussolo. Ela conta que o grupo foi responsável pela elaboração de uma primeira versão dos referenciais profissionais docentes. "Esses referenciais devem ser aprimorados, mas já podem ser utilizados para orientar as políticas docentes das redes que quiserem avançar nesse sentido."

Alguns conceitos relevantes incorporados ao documento são a importância do comprometimento dos professores com o seu próprio desenvolvimento profissional, a valorização da dimensão coletiva do trabalho dos professores e o reconhecimento da complexidade da atuação dos professores.

Movimento Profissão Docente e Fundação Carlos Chagas são os parceiros dessa iniciativa da Agenda da Aprendizagem.

Fonte: Undime com informações do Consed/Fotos: Consed


Parceria institucional