Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime na mídia > Fique Atento > Webinário analisa Meta 2 do PNE, sobre ensino fundamental

Todas as notícias Categorias

19/03/2018Undime

Webinário analisa Meta 2 do PNE, sobre ensino fundamental

Presidente da Undime SP e especialista da Comunidade Cedac vão abordar aspectos como a diferença entre anos iniciais e finais, BNCC e distorção idade-série em evento online na terça-feira (20/3) às 10 horas

Em parceria com o movimento Todos Pela Educação e o OPNE (Observatório do PNE), a Jeduca realiza no dia 20 de março, terça-feira, às 10 horas, o terceiro webinário da série mensal “De Olho no PNE”. O tema será a Meta 2 do Plano Nacional de Educação, que trata do ensino fundamental. 

O encontro virtual, que será transmitido pelo canal da Jeduca no YouTube, contará com a participação de Tereza Perez, diretora da Comunidade Educativa Cedac, e Luiz Miguel Martins Garcia, secretário de Educação do município de Sud Mennucci (SP) e presidente da seção paulista da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), com mediação do jornalista da Jeduca Sergio Pompeu. 

A Meta 2 do PNE estabelece a universalização do ensino fundamental para toda a população de 6 a 14 anos e a garantia de que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada até o último ano de vigência do Plano, em 2024. 

Os palestrantes farão um histórico do fundamental, que hoje conta com nove anos de duração, e falarão sobre a diferença entre os anos iniciais e os anos finais do ciclo. Também vão abordar os principais desafios da etapa, como a distorção idade-série e a inplementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que definiu os objetivos de aprendizagem para o fundamental. Prevista no PNE para 2016, a Base foi homologada apenas em dezembro do ano passado. 

Durante o webinário, serão dadas dicas de como navegar pelo OPNE, plataforma criada para monitorar o cumprimento do Plano. No OPNE é possível encontrar dados sobre as 20 metas do Plano, tanto nacionalmente quanto desagregados por estados e municípios, bem como estudos, notícias, programas de governo, vídeos e outros conteúdos sobre o PNE.

Fonte: Jeduca

https://goo.gl/uXThP8


Parceria institucional