Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Destaque > Undime e Consed se reúnem com novo ministro da Educação

Todas as notícias Categorias

18/04/2019Undime

Undime e Consed se reúnem com novo ministro da Educação

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) se reuniram, na manhã desta quinta-feira (18), com o novo ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Representando as duas instituições, participaram do encontro Alessio Costa Lima, presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), e Cecilia Motta, presidente do Consed e Secretária de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul.

A reunião aconteceu no próprio Ministério da Educação, em Brasília. Esse foi o primeiro contato de ambas as instituições desde que Abraham Weintraub assumiu a pasta no lugar de Ricardo Vélez Rodríguez, no início de abril.

Na ocasião, o presidente da Undime explicou ao ministro o que é a instituição, bem como sua estrutura. "A Undime tem a missão de articular, mobilizar e integrar os Dirigentes Municipais de Educação para construir e defender a educação pública com qualidade social. Nós defendemos a melhoria da gestão e a autonomia dos Dirigentes e seus municípios", explicou Alessio ao complementar dizendo que a Undime é, portanto, uma instituição plural. "Não somos um sindicato. A Undime é uma organização democrática que luta em defesa da Educação Pública de qualidade independentemente de partido político".

Alessio aproveitou ainda a oportunidade para entregar ao novo ministro um kit da Undime contendo o Caderno de Orientações ao Dirigente Municipal de Educação - Fundamentos, Políticas e Práticas; o folheto com a consolidação da pesquisa Perfil dos Dirigentes Municipais de Educação – Edição 2017; o folheto do Conviva Educação; e uma agenda da Undime.

Na ocasião, Alessio e Cecilia entregaram também ao ministro a Agenda da Aprendizagem. O documento, construído em conjunto pelas duas instituições, aponta quais são as demandas consideradas urgentes para os estados e municípios no que se refere à Educação. Dividida em seis itens, a Agenda aponta como prioridade discutir o Sistema Nacional de Educação, Financiamento da Educação, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e o Sistema de Avaliações Externas.

O novo ministro se mostrou bastante aberto e receptível já no primeiro contato. "Me coloco à disposição para conversar. Estou aberto ao diálogo", disse Abraham Weintraub ao afirmar que o objetivo dessa gestão é entregar aos educadores uma instituição voltada para o ensino.

Alessio aproveitou a oportunidade para reforçar a importância da participação do MEC nos Fóruns Estaduais da Undime que estão sendo realizados desde março e vão até junho. Dos 26 estados, 16 já realizaram os Fóruns. 10 ainda vão realizar até a primeira quinzena de junho. (saiba mais sobre os Fóruns Estaduais da Undime aqui)

"Esse foi um primeiro contato com a nova gestão, no qual tivemos a oportunidade de nos apresentar . A partir disso, a nossa ideia é estrututar uma agenda de trabalho mais próxima para apontar as principais demandas dos estados e municípios e para que possamos pensar e construir juntos políticas públicas de Estado", afirmou Alessio.

Também participaram da reunião Antonio Paulo Vogel, Secretário Executivo do MEC; Paulo Roberto, Assessor Especial do ministro; Janio Carlos Endo Macedo, Secretário de Educação Básica; Carlos Nadalim, Secretário de Alfabetização.

Fonte: Undime/ Fotos: MEC


Parceria institucional