Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Painel Educacional facilita acesso a dados do Saeb

Todas as notícias Categorias

17/09/2020Undime

Painel Educacional facilita acesso a dados do Saeb

Plataforma reúne resultados do Saeb de estados e municípios, de 2013 a 2019. Estão disponíveis dados de participação e desempenho de cada rede de ensino

Os resultados mais recentes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), referentes à aplicação de 2019, já estão disponíveis no Painel Educacional. A plataforma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reúne várias informações sobre a educação brasileira, como trajetória, contexto e aprendizagem das redes de ensino municipais e estaduais. Além dos resultados dos testes de língua portuguesa e matemática do Saeb, também são disponibilizados dados do Censo Escolar de todas as séries do ensino fundamental e médio. O objetivo do painel é facilitar o acesso aos dados da educação básica, dando aos gestores estaduais e municipais informações importantes para políticas públicas.  

O Painel Educacional apresenta informações sobre o desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática, obtidas por meio dos testes do Saeb, aplicados aos estudantes no 5º e 9º ano do ensino fundamental e na 3ª e 4ª série do ensino médio, com o desempenho detalhado por nível da escala. Outra funcionalidade é a série histórica, que disponibiliza informações sobre as médias e resultados por nível de proficiência das redes estaduais e municipais desde 2013. O painel traz ainda indicadores calculados a partir dos dados coletados por meio dos questionários e do Censo Escolar.   

Os resultados do Saeb 2019 foram divulgados em 15 de setembro, em coletiva de imprensa na sede do Inep, em Brasília. Além do Painel Educacional, os resultados também podem ser consultados por meio de planilha e pelo novo Sistema Saeb. O diferencial do Painel Educacional é combinar, em um mesmo ambiente, dados do Saeb e do Censo Escolar, bem como permitir a comparação dos resultados das quatro últimas edições da avaliação. 

A plataforma conta com dois sistemas. O Painel Educacional Estadual revela o cenário das unidades da Federação, enquanto o Painel Educacional Municipal mostra a realidade dos municípios brasileiros. No ambiente, é possível consultar informações sobre: 

Trajetória: matrículas, média de estudantes por turma, estudantes incluídos, matrículas em tempo integral, taxa de aprovação, taxa de reprovação, taxa de abandono e taxa de distorção idade-série. 

Contexto: Indicador de Nível Socioeconômico (a partir de outubro), Indicador de Complexidade da Gestão Escolar, Indicador de Esforço Docente, Indicador de Adequação da Formação Docente, Indicador de Regularidade Docente e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 

Aprendizagem: participação de estudantes e escolas no Saeb e resultados obtidos nos testes de língua portuguesa e matemática. 

Painel Educacional – Criado em 2015, o Painel Educacional integra o InepData, conjunto de painéis de BI (Business Intelligence) do Inep que simplifica o acesso da sociedade às informações produzidas pelo instituto. A plataforma desenvolvida apresenta informações coletadas pelo Censo Escolar e o Saeb sobre o cenário educacional das unidades da Federação e dos municípios brasileiros, o que permite o monitoramento do direito à educação. 

Acesse o Painel Educacional

Confira todos os resultados do Saeb 2019

Saiba mais sobre o Saeb

Fonte/Foto: Inep

https://bit.ly/2ZLju0S 


Parceria institucional