Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Destaque > Notícias Undime > Gestão para a Educação Municipal (GEM): inscrições para o curso de aperfeiçoamento podem ser realizadas até 30 de abril

Todas as notícias Categorias

17/04/2018Undime

Gestão para a Educação Municipal (GEM): inscrições para o curso de aperfeiçoamento podem ser realizadas até 30 de abril

O prazo para realizar a inscrição para o curso de aperfeiçoamento do programa Gestão para a Educação Municipal (GEM) foi prorrogado. Dirigentes municipais de educação têm até 30 de abril para se inscrever. Os gestores também deverão inscrever um técnico de carreira da secretaria no programa.

O objetivo do GEM é apoiar a formação continuada dos dirigentes e técnicos no processo de implementação de políticas educacionais. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), até o momento, o GEM já recebeu 9.500 inscrições, vindas de 4.828 municípios, o que corresponde a 87% dos municípios brasileiros.

As formações são gratuitas e a expectativa é atender 11.140 dirigentes e técnicos de todos os municípios do Brasil.

Etapas – O Curso GEM de aperfeiçoamento terá 100 horas de duração e será oferecido na modalidade semipresencial com duração de quatro meses. Os encontros presenciais, que totalizam 24 horas, ocorrerão nas capitais. Ele é dividido em quatro eixos: liderança e gestão; principais marcos legais; práticas pedagógicas; administração e gestão dos recursos financeiros.

“É um curso objetivo, com 60 unidades de estudo. Cada uma delas com vídeo-aula, perguntas e respostas e um infográfico com as principais aprendizagens daquela unidade”, explica o diretor de programas do Ministério da Educação, Ektor Passini. Após o curso de aperfeiçoamento, dirigentes e técnicos poderão dar sequência à sua formação. Isso porque, no segundo semestre deste ano, deverão ser ofertadas 250 vagas para a especialização lato sensu e outras 250 no primeiro semestre de 2019, na modalidade semipresencial. Ao concluí-la, será possível seguir para o mestrado profissional, oferecido pela Universidade de Brasília (UnB) e cuja primeira turma deverá ser aberta em 2019.

Para realizar a inscrição no GEM acesse: http://gem.mec.gov.br/site/ 

Mais informações: (61) 3246-9980 e/ou centraldeorientação@mec.gov.br

Fonte: Undime com informações do MEC


Parceria institucional