16/12/2019Undime
Cerca de 1.400 técnicos das secretarias municipais de educação, provenientes de 399 cidades, passaram por formação continuada sobre o Referencial Curricular do Paraná. Foram quatro encontros, entre setembro e outubro, em Foz do Iguaçu.
“O objetivo da capacitação é repassar informações e orientações aos técnicos das secretarias de educação. Esses, por sua vez, devem replicar os conhecimentos junto aos professores dos seus municípios e apoiá-los na revisão dos Projetos Político Pedagógicos, na adaptação das avaliações formativas e diagnósticas, assim como na escolha de materiais didáticos alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular),” explicou a presidente da Undime-PR, Marli Fernandes.
Os dois primeiros encontros, de 2 a 6 de setembro, abordaram o currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Já os conteúdos da Educação Infantil foram debatidos em outras duas oportunidades: de 30 de setembro a 4 de outubro.
O Referencial Curricular do Paraná foi construído de forma coletiva e democrática, a partir da BNCC. A equipe central que fez parte da elaboração e que agora é a responsável pelas formações é composta por 28 profissionais de educação do Paraná, indicados pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) e pela Undime-PR, que desde 2018 estão passando por um processo formativo oferecido pelo Ministério da Educação.
A realidade dos estudantes paranaenses e as diversidades regionais foram consideradas na formulação dos direitos e objetivos de aprendizagem, reafirmando o compromisso de oferecer uma educação com qualidade, igualdade e equidade.
Cerca de 1.400 técnicos das secretarias municipais de educação, provenientes de 399 cidades, passaram por formação continuada sobre o Referencial Curricular do Paraná. Foram quatro encontros, entre setembro e outubro, em Foz do Iguaçu. “O objetivo da capacitação é repassar informações e orientações aos técnicos das secretarias de educação. Esses, por sua vez, devem replicar os conhecimentos junto aos professores dos seus municípios e apoiá-los na revisão dos Projetos Político Pedagógicos, na adaptação das avaliações formativas e diagnósticas, assim como na escolha de materiais didáticos alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular),” explicou a presidente da Undime-PR, Marli Fernandes. Os dois primeiros encontros, de 2 a 6 de setembro, abordaram o currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Já os conteúdos da Educação Infantil foram debatidos em outras duas oportunidades: de 30 de setembro a 4 de outubro. O Referencial Curricular do Paraná foi construído de forma coletiva e democrática, a partir da BNCC. A equipe central que fez parte da elaboração e que agora é a responsável pelas formações é composta por 28 profissionais de educação do Paraná, indicados pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) e pela Undime-PR, que desde 2018 estão passando por um processo formativo oferecido pelo Ministério da Educação. A realidade dos estudantes paranaenses e as diversidades regionais foram consideradas na formulação dos direitos e objetivos de aprendizagem, reafirmando o compromisso de oferecer uma educação com qualidade, igualdade e equidade.