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16/10/2019Undime

População brasileira é favorável à inclusão nas escolas, diz pesquisa Datafolha

No Dia do Professor, Instituto Alana lança pesquisa sobre a percepção dos brasileiros em relação à educação inclusiva

Levantamento inédito do Datafolha, encomendado pelo Instituto Alana, revela que aproximadamente nove em cada dez brasileiros acreditam que as escolas se tornam melhores ao incluir crianças com deficiência. Lançado em 15 de outubro, no Dia do Professor, o material O que a população brasileira pensa sobre educação inclusiva reúne as percepções de pessoas de todo o país em relação ao tema.

Segundo a pesquisa, os brasileiros tendem a ter opiniões favoráveis à inclusão de crianças com deficiência na escola regular. O levantamento ouviu mais de 2.074 pessoas, todas com mais de 16 anos, em 130 municípios do país, entre os dias 10 e 15 de julho de 2019. A margem de erro máxima é de cinco pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%. O Datafolha apresentou aos entrevistados frases sobre educação inclusiva para que respondessem se concordam ou discordam de cada uma delas, com o intuito de verificar suas opiniões frente a temas como a inclusão de crianças com deficiência na escola, a formação e o interesse dos docentes na temática, o preconceito que pessoas com deficiência sofrem na escola, entre outros aspectos.

Para 86%, as escolas se tornam melhores com a educação inclusiva, e 76% acreditam que as crianças com deficiência aprendem mais estudando junto com crianças sem deficiência. “A pesquisa indica o apoio da sociedade brasileira para a educação inclusiva. Não há como retornar ao modelo em que pessoas com deficiência ocupavam espaços e escolas separadas, segregadas. A população compreende que, na escola comum, a diversidade é uma grande oportunidade para todos aprenderem mais”, afirma Raquel Franzim, coordenadora da área de educação do Instituto Alana.

Esse levantamento nacional também buscou investigar a presença de indivíduos com deficiência no domicílio, na escola e no trabalho dos entrevistados para analisar as possíveis influências da convivência com pessoas com deficiência nas percepções da população sobre o assunto. Neste recorte, nota-se que as pessoas que convivem com pessoas com deficiência na escola e no trabalho têm uma atitude ainda mais receptiva à educação inclusiva.

Para baixar a pesquisa na íntegra, acesse https://bit.ly/35zpHi1 

Fonte: Instituto Alana

https://bit.ly/35zpHi1 


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